Spikeball agita criançada em Prudente

Programa de Férias, do Sesc Thermas, objetiva aliar jogos, brincadeiras, vivências e atividades esportivas e culturais, bem como incentivar as práticas esportivas desde a infância.

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 08/01/2020
Horário 08:38
Jean Ramalho - Spikeball agitou a criançada inscrita no Programa de Férias do Sesc Thermas
Jean Ramalho - Spikeball agitou a criançada inscrita no Programa de Férias do Sesc Thermas

O Sesc Thermas de Presidente Prudente realizou ontem uma vivência de Spikeball, esporte criado nos Estados Unidos e jogado em quadra ou gramado com uma bola de borracha e um pequeno trampolim circular fixo ao chão, que fez o maior sucesso entre a criançada de 6 a 12 anos que estava inscrita no Programa de Férias, ação que objetiva aliar jogos, brincadeiras, vivências e atividades esportivas e culturais, bem como incentivar as práticas esportivas desde a infância.

O professor de educação física responsável por passar a ação, Luciano Justino, afirmou que no Brasil este é um esporte relativamente novo, por estar aqui há aproximadamente quatro anos, e afirmou que nos Estados Unidos, onde a modalidade nasceu, já é o maior sucesso. “Tudo começou lá como um brinquedo que era vendido em lojas comuns mesmo, para crianças, e que aos poucos foi sendo adaptado e ganhando regras bem parecidas com as do vôlei”.

Por falar em regras, o profissional lembra que elas não são difíceis e nem complexas, o que permite que crianças e adultos participem. Na prática, os participantes, assim como o vôlei de praia, por exemplo, podem jogar em duplas, tendo a espécie de trampolim como se fosse a rede e que caracteriza a troca de bolas entre os adversários. “É um esporte democrático, saudável e que promove muito o bem-estar, além da socialização”, aponta Luciano.

SINÔNIMO DE DIVERSÃO

E FÉRIAS “RECHEADAS”

A vendedora de 40 anos, Michele Madeira, afirma que já há algum tempo havia feito a inscrição do filho de seis anos, Bernardo, na programação de férias do Sesc, por saber que essa seria uma oportunidade de interação do filho, de forma saudável, com demais crianças e uma forma de diversão para o período em que não há atividades escolares. “Não vamos viajar agora nas férias, então, encontramos aqui opções muito divertidas e que nos chamaram a atenção. Ele estava muito ansioso”, apontou. O pequeno, por sua vez, garantiu que o Spikeball é inusitado, divertido e que cansa, de maneira positiva, os praticantes. “Gosto muito de esportes e estou me divertindo bastante com os novos amigos”.

Publicidade

Veja também