SUSPEITA GRAVE

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 30/04/2020
Horário 03:07

O vereador Demerson Dias (PSB), que também é presidente da Câmara, anunciou no final da tarde de ontem que tomou providências sobre a suspeita de má qualidade das máscaras que a administração municipal está oferecendo aos trabalhadores da saúde.

AVALIAÇÃO E LAUDO

Após receber manifestações de reclamações dos próprios trabalhadores, Dias solicitou do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança a Medicina do Trabalho) para providenciar a avalição e emitir laudo técnico sobre as máscaras.

CORTE DE DESPESAS

As comissões de Justiça e Finanças da Assembleia Legislativa, em reunião presidida ontem pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), aprovaram a proposição do projeto a ser levado à votação do plenário para corte nas despesas e ajuda no combate à pandemia.

R$ 320 MILHÕES

A estimativa é de que a assembleia, se aprovado o projeto, irá contribuir com R$ 320 milhões no combate ao coronavírus. O dinheiro será do corte de 30% no salário dos deputados e desconto de 35% sobre as verbas de gabinete.

ÓRGÃO JULGADOR

Por não ser órgão consultivo e sim julgador, a Justiça Eleitoral não se manifestou oficialmente à consulta feita pelo Jurídico da Câmara Municipal sobre quem deverá ocupar o cargo com a morte do vereador Natanael Gonzaga, que era do PSDB. 

LISTA DA ELEIÇÃO

Porém, a juíza eleitoral Flávia Medeiros enviou para a Câmara a lista formulada na ata da eleição de 2016. Pela lista, que é a mesma que a edilidade já tinha e usou em outras ocasiões, o primeiro suplente do PSDB é Wellington Bozo.

PRAZO E PETIÇÃO

Ao que tudo indica, Bozo deverá ser empossado até 8 de maio, quando vence o prazo de 15 dias úteis para ser convocado o suplente. Porém, se até lá houver decisão judicial favorável à petição impetrada pelo PSDB, o cenário mudará de figura.

NOVA LISTAGEM

Na petição, o partido comunica as desfiliações sem justa causa de Wellington Bozo, que foi para o MDB; Miguel Francisco que ingressou no PSB e Donizete Teixeira no Patriota. Também solicita a expedição de nova listagem para a Câmara.

DOIS NOMES

A petição entende que na nova listagem deverá contar como novos suplentes tucanos, pela sequência, Wladimir Alves da Cruz e Adriana Oliveira Canelas Tamaoki; e solicita que a Câmara se abstenha de convocar e dar posse a outro vereador nesse momento.

DOIS MAIS UM

Além de dois vereadores no exercício do cargo, Willian Leite e José Tabosa, caso Bozo venha a ser empossado no MDB, que acaba de ser reestruturado em Prudente, terá mais um vereador; reforçando a sua bancada na Câmara Municipal.

DEPOIS DA JANELA

Então, o MDB que não tinha nenhum vereador na presente legislatura, poderá vir a ter três em razão das mudanças de siglas durante a janela para trocas partidárias, que foi de 5 de março a 3 de abril. Leite deixou o Cidadania e Tabosa o PTB.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Pelo calendário eleitoral 2020, hoje é o último dia de utilização do serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão (Título Net) para as zonas eleitorais no Brasil; sendo que no exterior irá até 6 de maio.

Publicidade

Veja também