TEA: história de amor e superação

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo; mãe relata o desenvolvimento do filho com transtorno do espectro autista

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/04/2020
Horário 09:38
Weverson Nascimento: Priscila abriu mão do trabalho para se dedicar aos cuidados com o filho
Weverson Nascimento: Priscila abriu mão do trabalho para se dedicar aos cuidados com o filho

Hoje, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, como de costume, diversas ações são realizadas a fim de promover informação à população sobre o TEA (transtorno do espectro autista) e diminuir as ações discriminatórias devido à falta de conhecimento. A causa do autismo ainda é um desafio para a humanidade, não se sabe ao certo sua origem ou disfunção, o que se sabe é que a luta é diária e constante. Neste dia “Azul”, não poderia deixar de ressaltar a incansável luta de algumas famílias para o bem maior, seus filhos.

Formada em Ciências Contábeis, Priscila Dadamo Costa München teve uma gestação normal até o nascimento de seu filho, João Augusto Costa München, em 2008. Aos dois anos e meio, o pequeno foi diagnosticado com autismo severo e, deste então, a família passou a buscar por intervenções terapêuticas, como fonoaudiologia, terapia ocupacional e escola para socialização, ainda em Bauru (SP), cidade em que moravam antes de se mudar para Presidente Prudente, em 2013. “A gente sempre leva um susto ao receber o diagnóstico. Vêm o medo, as frustrações e incertezas de como iremos prosseguir”. Mas, a história de amor e dedicação se reforça: a mãe deixou o trabalho para ficar com a criança e se dedicar ao máximo aos cuidados que o destino lhe impusera.

Ao conhecer o trabalho da Lumen et Fides, instituição prudentina que promove tratamento de reabilitação e habilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional, a mãe viu o desenvolvimento progressivo de seu filho. Hoje, com 11 anos, ela explica que João tem várias habilidades, pois verbaliza palavras completas, escreve o nome, conhece o alfabeto e os números, gosta de desenhar, ouvir música, dançar, passou a utilizar tablet e o celular com jogos interativos, ações comuns para todas as crianças, não é mesmo? Mas, para a pessoa com deficiência trata-se de uma conquista inigualável.

No entanto, essas famílias ainda passam por situações complicadas diante da falta de informação, a qual requer uma constante necessidade de evolução. No caso de Priscila, a mãe relata que situações inusitadas acontecem sempre em lugares públicos, pois as pessoas ainda têm dificuldade de entender o TEA e suas características. “Como o autismo não tem um aspecto físico comum, muitas vezes leva estranheza no comportamento da criança. O João não é uma criança agressiva, então, ele adora ser abraçado e elogiado”.

Mas, é de superação, luta e amor que vivem essas famílias. “A família de um autista aprende e evolui como ser humano todos os dias. Passamos a vibrar com cada conquista deles. Deixamos de ser egoístas! Eu aprendi a ser uma pessoa melhor, paciente e ouvinte. Amo cuidar dele e aplaudirei cada passo que ele der. Eu e meu esposo, Martim Augusto Fabiam München, buscamos sempre uma maior independência do João e sua felicidade”.

Para famílias que passam pelas mesmas situações, a mãe deixa uma mensagem. “Que tenham sempre força e nunca desistam de seus filhos, mesmo que as evoluções demorem a aparecer. Eles nos ensinam mais do que nós a eles, pois nos tornam seres humanos melhores e mais generosos. São inocentes e nos dão AMOR, sem esperar nada em troca”, destaca.

 

LUMEN

ET FIDES

Esta história se cruza na Lumen et Fides, instituição fundada em 15 de maio de 1987, em Presidente Prudente, por um grupo de pais que buscavam tratamento adequado para seus filhos com deficiência física ou intelectual. O objetivo é atender crianças, adolescentes e adultos com disfunção neuromotora ou doenças neuromusculares e a pessoa com transtorno do espectro do autismo, oferecendo tratamento de reabilitação e habilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional.

A atuação da Lumen abrange moradores de Prudente e região e é caracterizada por um trabalho interdisciplinar de equipe técnica, para quem necessita de condições especiais para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, social e de comunicação. Anualmente, neste dia, ocorre em Prudente a Caminhada Azul, um evento realizado pela instituição, a qual tem como objetivo informar a população sobre o transtorno e diminuir as ações discriminatórias devido à falta de conhecimento. No entanto, devido à recomendação do Ministério da Saúde em evitar aglomerações para conter o avanço do coronavírus, infelizmente, o evento foi cancelado.

O QUE É TEA?

O transtorno do espectro autista é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem ser perceptíveis desde o nascimento ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento da pessoa.

Publicidade

Veja também