Teatro, música e oficinas integram Fentepp de hoje

Companhias de SP e BH garantem os espetáculos; ações formativas contam com bate-papo, poesia, linguagem corporal e homenagem ao Cartola

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 11/11/2017
Horário 12:48

A programação do 23º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) continua a todo vapor neste sábado! No segundo dia do evento, companhias de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) garantem boas histórias com os espetáculos “Esperando Godot” que ocorre no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo, às 20h, e “O Gigante e o Dragão”, realizado a partir das 11h, no Calçadão do centro da cidade. Já as atividades paralelas englobam programações para todos os gostos com rodas de bate-papo sobre dramaturgia clássica, além de oficinas de poesia, fotografia e linguagem entre corpo e técnica.

O clássico “Esperando Godot”, escrito pelo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) ganhou uma nova roupagem da trupe paulista Garagem 21. Dirigido por César Ribeiro, o espetáculo desta noite de sábado narra a espera, sem razão, de dois amigos por um sujeito misterioso, um homem chamado Godot. Dia e noite aguardando o tal “mestre”, os companheiros tentam fugir da monotonia por meio de conversas sem assunto, repetindo as mesmas perguntas, e travam pequenas brigas sobre vários pensamentos divergentes. O espetáculo também é influenciado pela linguagem teatral de Tadeuz Kantor, e tem como marca o trabalho com a estética de animes, mangás, teatro oriental e dança contemporânea.

“O Gigante e o Dragão” toma o Calçadão de Prudente, às 11h, com o Núcleo Artístico Galatéia contando a história de um grande homem, na estatura, é claro, que está na cidade e não se importa com o grande fluxo presente nela, pois o que este gigante quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não esperava uma coisa: encontrar um dragão adormecido.

O Fentepp existe desde 1985, e conta, então, com mais de 30 anos de história. Durante as três décadas, 23 edições foram realizadas.

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

 

MÚSICA

Cartola e a Velha Guarda do Samba”, com Adriana Cavalcanti | Programa GiraArte

Cartola é considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira. O show é uma viagem ao universo ritmado, melódico e contagiante das obras desse grande compositor, poeta e violonista do morro.

11, sábado, às 22h30, no Boulevard “Os Sombras e os Temperamentais” – Centro Cultural Matarazzo

 

RODAS DE BATE-PAPOS

Um olhar para a dramaturgia clássica nos tempos atuais. O papel do ator criador na construção do texto cênico e sua trajetória no percurso do texto à cena. Os elementos constitutivos de uma obra teatral. Participação: Elenco dos espetáculos “Esperando Godot” (Garagem 21 - SP) e “Adeus Palhaços Mortos” (Academia de Palhaços – SP)

Mediação: Mênades & Sátiros Cia. de Teatro

11, sábado, às 11h na Sala 6 – Centro Cultural Matarazzo.

 

OFICINAS

Poesia Urbana”

Exemplos de expressões poéticas presentes nas cidades, jogos de criações de narrativas, expressão corporal e oral, técnicas de formação da poesia, improvisações e rimas. Ao final, exposição e/ou publicação em redes sociais dos trabalhos desenvolvidos sobre a cultura do rap. Orientação: Lorena Troqueti e Diogo Santos

Oficina: até o dia 13, de segunda a segunda, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé – Centro Cultural Matarazzo

Sarau: 14, terça, às 21h30, no Boulevard "Os Sombras e os Temperamentais" – Centro Cultural Matarazzo

 

Legislação na Fotografia e Saída Fotográfica”

A oficina objetiva aprimorar o olhar fotográfico com técnicas e dicas de fotografia ao ar livre, registrando imagens que ilustrem costumes e tradições de uma cidade centenária, sem perder o foco do que pode ou não ser fotografado. Assim, o profissional passa a ter conhecimento da legislação que abrange as fotografias de rua. Uma seleção de fotos será publicada virtualmente, mostrando como o ser humano se encaixa nesse mundo diverso, em uma composição natural, através das lentes desses fotógrafos. Orientação: Rose Carreno

Público alvo: Interessados em geral a partir de 14 anos

Hoje, das 9h às 17h | 13, segunda, das 8h às 14h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé – Centro Cultural Matarazzo

 

Da Organização à Comunicação do Corpo Contemporâneo”

A partir de estudos do autor que norteiam um cruzamento entre o corpo e a técnica em qualquer linguagem, e da necessidade atual de reconhecimento e entendimento da estrutura biomecânica, esse encontro objetiva aplicar procedimentos de reeducação corporal e percepção das estruturas funcionais de seu corpo. Dessa forma, ocorre o despertar para o movimento mais autônomo e interligado com seus espaços (interno e externo), seguindo para a comunicação corporal através de técnicas e do pensamento de dança contemporânea.

Orientação: Emerson Euzébio

Público alvo: Interessados em geral a partir de 14 anos

De hoje até 16, sábado a quarta, das 17h às 20h, na Sala 4 – Centro Cultural Matarazzo

Publicidade

Veja também