Terapia com cavalos beneficia crianças

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 15/12/2019
Horário 08:19
Weverson Nascimento - Evoluções físicas e mentais nas crianças beneficiadas pela equoterapia são notáveis
Weverson Nascimento - Evoluções físicas e mentais nas crianças beneficiadas pela equoterapia são notáveis

WeversoA parceria entre homens e animais é conhecida desde a antiguidade. A de humanos e cachorros, de tão famosa e verdadeira, é tema de muitas histórias e filmes que emocionam. O cavalo, em contrapartida, é famoso nos cinemas por acompanhar nas aventuras os cowboys no velho oeste americano, como sinônimo de raça, força, resistência. Estamos, de fato, em um velho oeste, o de São Paulo, mas aqui os cavalos possuem outra forma de ajudar o ser humano: por meio da equoterapia.

Em Presidente Prudente, um dos locais sempre lembrado pela excelência do trabalho de terapia com cavalos é a fundação Lumen et Fides. De acordo com a coordenadora técnica da entidade, Luciana Fernandes Tanaka, 37 anos, a Lumen foi pioneira neste tipo de tratamento na região, se tornando referência para demais clínicas e projetos. Ela destaca, ainda, que a fisioterapeuta que, desde o início, acompanha as atividades com as crianças com deficiências físicas e psíquicas, formou-se no primeiro curso de equoterapia do Brasil.

O tratamento é um caminho de mão dupla, enfatiza Luciana. Os cavalos da Lumen, além de ajudar, são recompensados pelo carinho das crianças assistidas, além, é claro, dos tratamentos do cuidador e veterinário. Os ganhos? Inúmeros. As evoluções notadas nas crianças são muitas. Os psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e o animal, conduzem as crianças ao fortalecimento muscular e socialização. “O cavalo é um coterapeuta”, completa a coordenadora.

BAEP E UNOESTE UNIDOS

PELA CAUSA SOCIAL

A Cavalaria do 8° Baep (Batalhão de ações especiais da Polícia), em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), também atua de forma gratuita no trabalho equoterápico. Enquanto o batalhão fornece os animais bem tratados e treinados, a universidade atua com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos para a condução das atividades.

De acordo com o comandante do 1° Grupamento de Polícia Montada do 8° Baep, 1°-sargento Edson Laurindo Krauss Júnior, a equoterapia atua unindo ainda mais a Polícia Militar e a sociedade, seja por meio das crianças atendidas, seja pela parceria com profissionais, professores e graduandos da Unoeste. Para ele, não restam dúvidas que os animais podem mudar vidas, podem auxiliar na saúde de deficientes, e isto, Krauss debita na conta da energia trocada entre homem e cavalo. “A energia que os animais transmitem é muito boa, faz total diferença”, afirma.

Publicidade

Veja também