Testagem é recomendada para todos que possuem vida sexual ativa

EDITORIAL -

Data 04/12/2019
Horário 04:15

No último domingo, 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data que propõe a reflexão sobre a importância da prevenção e tratamento contra o HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). Conforme noticiado por O Imparcial, de 2014 a 2018, foram registrados em cada um dos anos, respectivamente, 80, 68, 95, 86 e 98 casos em Presidente Prudente. Em 2019, o número de diagnósticos até a publicação da reportagem era de 81.

Os números, apesar de constantes, não revelam de fato a realidade do contágio no município, uma vez que muitas pessoas vivem com o HIV sem ter conhecimento. Mais incidente no público masculino e no grupo que compõe a faixa etária entre 20 e 29 anos, o vírus pode permanecer em silêncio por anos até evoluir para o estágio mais avançado da infecção – a aids –, quando doenças oportunistas atacam o organismo e destroem o sistema imunológico, já bastante debilitado pela atuação do HIV.

A melhor forma de impedir que o vírus comprometa gradualmente a saúde do indivíduo é por meio do diagnóstico precoce, considerando que, quanto mais cedo for feita a descoberta, mais eficiente será o tratamento e maior a qualidade de vida do paciente. Isso só é possível a partir da realização dos testes rápidos, que podem ser fácil e gratuitamente encontrados em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que, em Prudente, fica localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357, Vila Euclides, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

Todas as pessoas com vida sexual ativa têm responsabilidade sobre sua saúde e sobre a dos seus parceiros e devem realizar o teste (cujos resultados ficam prontos na hora), sobretudo após se submeterem a uma relação sexual desprotegida. No CTA e nos postos de saúde, há profissionais preparados para orientar o indivíduo sobre suas principais dúvidas em relação a um possível contágio por uma IST (infecção sexual transmissível). A prevenção é a melhor maneira de garantir, em caso positivo para o HIV, o tratamento precoce e adequado do vírus, impedir a transmissão desenfreada para outras pessoas, evitar a evolução para aids e promover a qualidade de vida.

Publicidade

Veja também