Trabalho com jornal favorece circulação de informações e interesse dos alunos

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 06/11/2018
Horário 05:15

 

EM Professora Maria do Socorro Brito de Almeida


Na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, os professores sempre utilizam o jornal em sala de aula, sendo que o mesmo está inserido dentro do planejamento organizado por eles. Esse trabalho favorece a circulação de informações, estimula o interesse pelos assuntos sociais, pela leitura de modo geral, e propicia o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a realidade, de argumentação e criticidade sobre os fatos do cotidiano. Os professores do 1º ano trabalham com suas turmas fazendo uma apresentação geral e discutindo as utilidades desse meio de comunicação escrito, bem como a leitura de imagens.

 

Exploração de notícias

No 2º ano, é realizada a exploração de notícias referentes à Copa do Mundo. O 3º ano realiza um trabalho com as tirinhas, utilizando as mesmas para produção de textos e utilizarão também os classificados dentro do seu planejamento. No 4º ano os professores realizam leituras, interpretações e escrita de reportagens e notícias. No 5º ano, é realizada uma exploração mais detalhada dos cadernos que compõe o jornal, as características de alguns elementos específicos do mesmo, organização e montagem de notícias e outros textos do jornal.

 

Rodas de leitura

Os alunos do 5º ano A, professora Amanda, tiveram a oportunidade de realizar rodas de leitura, utilizando os jornais recebidos. Exploraram notícias pré-selecionadas por eles junto com a professora e discutiram as mesmas. A leitura de jornais é fundamental para formar leitores bem informados contribuindo para ampliação do universo do conhecimento, e aprimorando sua capacidade de comunicação oral e escrita, sobretudo atuando no desenvolvimento do senso crítico.

 

Enriquecendo o conhecimento

Além de enriquecer o conhecimento dos alunos, a leitura de jornais em sala de aula amplia o vocabulário e a compreensão de textos. O jornal traz a visão atualizada do contexto social no qual o aluno está inserido.  Através da leitura é possível trabalhar os mais variados temas, possibilitando ao aluno refletir e se inserir na realidade do mundo. Os alunos do 5º ano B, professora Rosangela iniciaram o trabalho com a manipulação de vários jornais com datas diferentes, explorando o informativo aleatoriamente. Após esse primeiro contato organizaram grupos de quatro alunos para conhecer mais detalhadamente as características de cada parte do jornal, como dos cadernos, os tipos de letras utilizados, os gêneros textuais presentes, manchete, notícias, entre outros.

 

Interpretação

Na sequência realizam em dupla a interpretação escrita de algumas reportagens, bem como das ilustrações. Com o intuito de aprimorar os conhecimentos escolheram reportagens, discutiram e apresentaram as mesmas para demais alunos da sala em forma de seminário. Os alunos se envolveram muito com o trabalho realizado, ficaram um pouco inibidos no início, no entanto, compreenderam a proposta e aos poucos perderam a vergonha e realizaram belos trabalhos.

 

Conhecimento

Os alunos do 5º ano C, professora Vanice, tiveram a oportunidade de conhecer melhor algumas partes do material, aprimorando seus conhecimentos sobre esse veículo de comunicação, com o objetivo de conscientizá-los quanto à variedade de informações, ser capaz de distinguir notícias de informes utilitários e publicidade de classificados, além de aprimorar a leitura e a interpretação dos assuntos tratados, de forma crítica e reflexiva.

 

Instrumento pedagógico

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula, transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e forma cidadãos mais informados e participantes. Uma das atividades trabalhadas foi o levantamento das características da manchete, e os sentimentos que elas despertam no leitor. A professora selecionou algumas manchetes e a sala foi dividida em duplas. Colocaram-nas em folha de sulfite e registraram suas impressões em um painel (lousa). A professora questionou sobre o conteúdo das mesmas, procurando despertar a criticidade dos alunos para que fizessem um paralelo entre o que a manchete indica e a realidade vivenciada nos bairros e na cidade como um todo.

 

 

Alunos do 5º ano B, 9 e 10 anos - professora Rosangela Aparecida Pinheiro Perussi

Seminário de apresentação das reportagens escolhidas.

 

 

 

Alunos do 5º ano B, 9 e 10 anos - professora Rosangela Aparecida Pinheiro Perussi

Leitura para escolha das reportagens a serem apresentadas.

 

 

Alunos do 5º ano A, 09 e 10 anos - professora Amanda Alves dos Santos

Trabalho com leitura

 

Alunos do 5º ano C, 09 e 10 anos - professora Vanice Sorgi Gasparim Garcia

Trabalho de seleção de manchetes

Publicidade

Veja também