Tratamentos amenizam sintomas da menopausa

Médicos e pacientes devem estar atentos para prevenção de possíveis problemas de saúde causados por esse período na vida da mulher

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 14/07/2018
Horário 06:29
Arquivo - Álvaro Anzai diz que menopausa é desafio para médicos e pacientes
Arquivo - Álvaro Anzai diz que menopausa é desafio para médicos e pacientes

A menopausa é uma das fases mais delicadas do universo feminino. Irritabilidade, instabilidade emocional e sensação de calor são um dos sinais que podem identificar a chegada deste período na vida da mulher. O ginecologista de Presidente Prudente, Álvaro Anzai, orienta sobre alguns tratamentos que podem amenizar estes sintomas.

A menopausa é um período que cessa a menstruação de forma fisiológica. Isso ocorre, pois nesta fase os ovários passam a diminuir a produção de estrogênio e estradiol e há o aumento do hormônio FSH. O início da menopausa é considerado após um ano do último fluxo menstrual, pois durante este intervalo, a mulher pode, ocasionalmente, menstruar. Segundo o ginecologista, esse período vem acompanhado de sensações de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal, irritabilidade, instabilidade emocional, entre outros sintomas indesejáveis.

“É um desafio para todos nós, médicos e pacientes, pois é um período muito delicado para a mulher. Além de muitas mudanças que ela passa nessa fase da vida, temos que prevenir osteoporose, doenças cardíacas e cerebrovasculares, insônia, além de tentar melhorar a qualidade de vida delas”, detalha Álvaro.

Para amenizar as mudanças provocadas por esse processo, o especialista indica a existência de tratamentos hormonais e não hormonais. “Entre os hormonais, existem os comprimidos e injetáveis, via vaginal [óvulos e cremes vaginais] e transdérmicos [adesivos ou em creme/gel transdérmico]. Já os tratamentos não hormonais incluem comprimidos de antidepressivos, vasomoduladores, imunomoduladores, homeopáticos, entre outros”, orienta.

A aposentada Neusa Rodine Drimel, 76 anos, lembra que, ao passar pela menopausa, teve a maioria dos sintomas, com destaque ao calor e calafrios. “Tive muito calor e ao mesmo tempo, calafrios. Fui ao ginecologista e ele me receitou um tratamento hormonal. Fiz o acompanhamento e com o tempo os sintomas foram amenizando”, afirma.

ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS

Segundo o Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa, existem algumas atitudes positivas que podem ser tomadas por profissionais para auxiliar mulheres que enfrentam a menopausa:

• estimular o autocuidado, que influencia positivamente na melhora da autoestima e da insegurança que pode acompanhar esta fase;

• estimular a aquisição de informações sobre sexualidade (livros, revistas ou por meio de outros recursos de mídia qualificada – programas direcionados sobre o assunto) que estiverem disponíveis;

• oferecer tratamento para as queixas relacionadas ao climatério;

• encaminhar para os serviços de referência para avaliação, nos casos de indicação cirúrgica, doenças endócrinas, pulmonares, psiquiátricas (depressão), em busca de resolução do fator primário correlacionado, ou ajuste do tratamento, de modo a abordar a mulher de forma integral, respeitando sempre seu protagonismo;

• apoiar iniciativas da mulher na melhoria da qualidade das relações, valorizando a experiência e o autoconhecimento adquiridos durante a vida.

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade

Veja também