Turismo de PP é marcado por vindas a negócios

Levantamento do Senac mostra que 24% dos turistas estão a trabalho, outros 24% para compras e 13% em atividades na natureza

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 18/02/2018
Horário 12:55

Um levantamento realizado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que compartilha diagnósticos e projetos para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Presidente Prudente, mostra que boa parte das pessoas que passam pela cidade (24%) estão a negócios e outra parcela de mesma porcentagem visita o município para fazer compras. O trabalho foi realizado por um grupo formado pela instituição, em parceria com funcionários da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e representantes do setor, e apresenta o perfil dos visitantes locais. Os dados revelam ainda que 13% vieram para atividades de lazer com a natureza e lembram que 79% tiveram boa impressão da cidade.

Os números, que visam apresentar perspectivas de potencial e promover diretrizes de desenvolvimento ao setor, vão auxiliar na finalização do Plano Diretor de Turismo, uma vez que Presidente Prudente é candidata a Município de Interesse Turístico e poderá acessar recursos estaduais. Enviadas pelo gestor na área de Desenvolvimento Social e Regionalização do Turismo do Senac em São Paulo, Jorge Silveira Duarte, as informações (veja os números) deixam claro que os visitantes passam pela cidade, em sua maioria, para fins de negócios e compras. Os visitantes, que têm entre 30 e 45 anos (41%), em sua maioria, 79%, tiveram uma boa impressão do município, mas apenas 50% permanecem hospedados. “A intenção é mostrar que o lazer também é uma opção a ser explorada aqui”, comenta o gestor.

 

Turismo almejado

O responsável pela Setur, Adauto Lucio Cardoso, diz que, após levantamentos de dados, a Prefeitura constatou que o “forte” da cidade é o turismo de eventos e ressalta que a Administração pretende investir no segmento para garantir que o setor seja fomentado. “Fizemos reuniões e vimos que esses eventos atraem a população e, inclusive, fazem com que os hotéis fiquem lotados em períodos de grandes festas ou comemorações”, esclarece. Adauto diz ainda que o quadro poderá ser alterado, mas que dificilmente os negócios devem cair em porcentagens, já que Prudente é um grande centro comercial.

“A Setur busca fomentar não somente o turismo local, mas o regional. Por isso, temos a intenção de continuar ou fazer mais parcerias. A demanda já é pensada, por isso o Plano Diretor está em fase de finalização e deve estar pronto em breve”, afirma o responsável pela pasta. A votação Município de Interesse Turístico será em abril.

 

Setor hoteleiro

A rotatividade diária de clientes preocupa o gerente geral do hotel Portal D’oeste, Pierre Asanuma, que afirma ter gastos maiores com as limpezas e manutenções constantes dos quartos. “É fato que a maior parte dos nossos usuários é composta por pessoas que estão a negócios na região. Constatamos isso no ato da reserva, mas se fossem hospedagens mais longas, como as de turismo, vejo que as vantagens ao estabelecimento seriam maiores e os gastos menores”, afirma. Pierre diz que são cerca de 100 clientes diariamente, sendo que 56% estão a negócios e 15% a lazer, com dados respondidos no ato da reserva.

O eletricitário Luiz Dazan, realizava o check in no local e diz estar em Presidente Prudente pela segunda vez e a trabalho. A estadia deve durar no máximo três dias e contará com reuniões e visitas empresariais. “Estive aqui em 2012 e conheço pouco do turismo local. Nunca pensei em vim passar férias, mas se eu soubesse das possibilidades, não dispensaria uma viagem”.

Já para o gerente do Jr Park Hotel, Ademar Domingos, os cerca de 60 clientes que passam diariamente pelo hotel dizem estar a trabalho, ação que é vista com bons olhos pelo estabelecimento. “Quanto mais clientes, maiores serão os lucros. Acredito que o turismo de lazer não é uma realidade de Prudente”, acrescenta.

 

 

NÚMEROS

 

Perfil dos visitantes:

 

41%

dos entrevistados têm entre 30 e 45 anos

 

79%

tiveram uma boa impressão de Prudente

 

85%

ficaram somente 1 dia na cidade

 

50%

estiveram instalados na rede hoteleira

 

24%

visitaram o município a negócios

 

13%

vieram a PP para curtir a natureza

 

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