Uma “Lava-Jato” em cada região do Estado

O anseio da população por mais segurança e menos impunidade não nos permite esconder a necessidade de uma atitude urgente. No Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) tem reafirmado que a segurança pública é prioridade, porém, falta um planejamento estratégico para o setor.

É importante esclarecer que a Polícia Civil possui o dever de investigar e atuar contra os crimes de colarinho branco. E existem propostas nesse sentido: há três anos, por iniciativa dos delegados, foi criado o SECCOLD (Setor Especializado de Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro). A ação integra as “10 Medidas de Modernização da Polícia Civil” – desenvolvida pela ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) e SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo)

São Paulo está pronto para ser exemplo para o país, proporcionando uma verdadeira Lava-Jato em cada região do Estado

Os SECCOLD’s estão presentes em Guaratinguetá, Jaú e Sorocaba. E os resultados se destacam, com investigações que acarretaram o indiciamento de servidores, vereadores e prefeitos. Mas, para que os benefícios sejam atingidos em sua plenitude, a iniciativa precisa ser uma política de governo, para não mais depender do ímpeto e coragem de cada delegado seccional.

São Paulo está pronto para ser exemplo para o país, proporcionando uma verdadeira Lava-Jato em cada região do Estado. Diante desse contexto, há que se deixar um recado muito claro: o tempo em que políticos removiam delegados ficou para trás. É chegado o momento de a Polícia Civil dar a sua fundamental contribuição para a moralização do Estado e o combate à corrupção. Os delegados estão preparados. E o governo?

 

 

Publicidade

Veja também