Uso de hastes flexíveis no ouvido deve ser evitado

Especialista diz que é comum acidentes com o uso do objeto e traz dicas de como realizar a limpeza de maneira correta e sem danos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 16/11/2018
Horário 08:02
Marcio Oliveira - Gabriel relata que é comum encontrar pacientes que tiveram acidentes com hastes flexíveis
Marcio Oliveira - Gabriel relata que é comum encontrar pacientes que tiveram acidentes com hastes flexíveis

Quando o assunto é a limpeza dos ouvidos, muitas são as receitas caseiras que surgem ao longo dos anos, que são aliadas aos mitos e verdades sobre o tema. Há quem diga que o maior deles está ligado ao uso e manejo correto das hastes flexíveis, que podem se transformar em um desserviço à população. Conforme o Ministério da Saúde, o costume de usar as hastes pode causar “sérios problemas” para os ouvidos, como manchas e infecções. A ideia é compartilhada por parte do otorrinolaringologista Gabriel Ramalho, que afirma haver um grande número de acidentes por causa deste uso, e lembra que alguns cuidados alternativos podem ser tomados. “O importante é manter o ouvido sempre seco, com o uso de toalhas ou até mesmo de um secador de cabelo, desde que em uma boa distância, e lembrar que a cera de ouvido está ali, pois ela tem seu papel”, esclarece.

O Ministério da Saúde lembra que o uso das hastes pode empurrar para dentro do ouvido a cera que serve de proteção, gerando uma espécie de “tampão”, que normalmente deve ser removida com lavagens em consultórios médicos. A pasta lembra ainda que, em casos mais graves, os objetos podem, inclusive, atingir o tímpano e levar à perda da audição. “Por uma questão de bom senso é melhor que se evite o uso, pois vejo muitos acidentes no consultório envolvendo as hastes e, por ser uma pele fina, isso pode ocasionar um traumatismo no local, além de formar uma bola de cera”, afirma o médico.

Ainda conforme Gabriel, alguns cuidados podem ser tomados, como manter o ouvido sempre seco após o banho, com o uso de toalhas e secadores de cabelo, em uma boa distância. Ele lembra que, em casos de entupimento, após o uso de piscinas, é possível que se pingue uma gota de álcool boricado 2%, já que o componente tem a capacidade de evaporar mais rápido do que as moléculas de água, o que causa a boa limpeza no local.

“Há casos que precisam da lavagem do ouvido, mas essa é uma técnica que mesmo muito utilizada, requer cuidados, pois o profissional precisa saber da anatomia do ouvido e estar seguro”, observa o especialista. O médico lembra que o cuidado tanto para adultos quanto crianças deve ser o mesmo e finaliza ressaltando que a cera está no ouvido, por ter alguma função, que, por exemplo, é a de modificar a acidez e impedir a penetração de insetos.

CUIDADOS COM A SAÚDE DO OUVIDO

- Use hastes flexíveis apenas na parte de fora da orelha;

- Após banhos e uso de piscinas, mantenha o ouvido seco;

- Para a limpeza, utilize toalhas e secadores de cabelo – com uma boa distância;

- Não introduza objetos dentro do ouvido, pois há a possibilidade de infecção;

- Procure um médico habilitado caso haja a necessidade de realizar a lavagem no ouvido.

Publicidade

Veja também