Valéria Kumizaki volta para o Brasil sem medalha

Derrotada na terceira luta, prudentina não conquistou pontuação para o ranking nacional nas disputas da etapa de Berlim da Premier League, realizada no final de semana

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 20/09/2018
Horário 04:30

O busca pelo sonho olímpico não iniciou da maneira que Valéria Kumizaki gostaria. Após uma sequência de treinos preparatórios no Irã, a carateca viajou até Berlim, na Alemanha, para disputar uma das competições que garantem pontos ao ranking nacional e internacional, e que, consequentemente, contribui para a classificação aos Jogos Olímpicos de 2020, de Tóquio.

Se tratando de mais uma fase do Premier League – Karate 1, a prudentina conseguiu passar por Chalaki Fatemeh, do Irã, e por Ussenova Gulmira, do Cazaquistão, mas foi parada pela japonesa Yamada Sara. Ao fim, Valéria não conseguiu ficar entre as classificadas da competição, assim como, não obteve pontos.

Ainda assim, ela se mantém na primeira colocação do ranking nacional da categoria kumitê (combate) sênior feminino -55kg, com 1416 pontos, Valéria afirma que a derrota foi inesperada. “Pelo tanto que trabalhamos em busca dos bons resultados, é difícil aceitarmos uma derrota facilmente. Tudo o que queremos é mostrar nas lutas a boa preparação que temos, mas não foi dessa vez”, enfatiza.

De agora em diante, a prudentina mantém a sequência de treinamentos para se preparar ainda mais e dar continuidade na busca pela classificação olímpica, que dura até março de 2020. O próximo compromisso de Valéria se trata de mais uma fase do Premier League – Karate1, que ocorre entre os dias 12 e 14 de outubro, em Tóquio. “É um ambiente que já conheço, assim como as atletas que estarão presentes. Agora é focar ainda mais, analisar lutas e buscar bons resultados na próxima chance que vou ter”, destaca.

Para ela, a única palavra que não existe no momento é “desistir”. “Não tem como pensar em deixar de lado esta tentativa. Sei que o caminho vai ser longo e difícil, mas as minhas conquistas de antes até hoje me colocaram em uma posição em que não posso pensar em não estar nos Jogos de 2020”, pontuou a atleta.

Publicidade

Veja também