Venceslau promove ações de prevenção contra hepatites virais

Campanha tem início na segunda-feira, com realização do teste gratuito em unidades de saúde; Extra Muro e Dia D também estão programados

REGIÃO - Da Redação

Data 12/07/2018
Horário 14:11

A partir de segunda-feira, a Prefeitura de Presidente Venceslau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza as ações de intensificação de testagem para hepatites B e C, preconizada pelo Ministério da Saúde. A iniciativa leva o nome de Julho Amarelo. O objetivo da campanha, que segue até o dia 31 deste mês, é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento da doença.

O teste é gratuito e sigiloso, e fica pronto em 15 minutos. Para fazer os exames, não é necessário estar em jejum, basta levar o CNS (Cartão Nacional de Saúde) e RG.

Dentre as metas das ações de testagem para toda população, o foco é nas pessoas maiores de 40 anos. O grande desafio, principalmente na população desta faixa etária, é o diagnóstico, por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas.

Essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que são portadoras do vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves, como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, a recomendação de realização do teste para hepatites B e C é pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

Os interessados podem fazer o teste em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência ou no posto de saúde do centro (Postão), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. 

No dia 20, das 16h às 20h, haverá a ação Extra Muro, na Praça Nicolino Rondó, no centro. No dia 28, das 8h às 15h, ocorre o Dia D contra hepatites virais, no Postão.

Com AI da Prefeitura de Venceslau

 

 

Publicidade

Veja também