Vereador constrói canaleta com  recursos próprios, em Machado

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 25/04/2018
Horário 09:15
Cedida / José Aparecido Gomes - Carteiro realizou os serviços no local sozinho, em três sábados
Cedida / José Aparecido Gomes - Carteiro realizou os serviços no local sozinho, em três sábados

O morador, carteiro e vereador de Álvares Machado, José Aparecido Gomes, mais conhecido como Zé Carteiro (PT), colocou a mão na massa, literalmente, no bairro Nossa Senhora da Paz e realizou a construção de uma canaleta na Rua Antônio Gaban. Conforme o morador, a ideia surgiu a partir da reclamação de moradores que o encontravam durante a entrega das cartas, problema esse que, segundo ele, dura mais de 20 anos. Os vizinhos do local afirmam estarem satisfeitos com os resultados e cobram explicações da Prefeitura, já que o serviço “deveria ser realizado por ela”. A administração, por meio de nota, diz não ter autorizado o serviço, mas ressalta conhecer as necessidades de cada bairro.

De acordo com Zé, “saía prefeito, entrava prefeito” e as reclamações do acúmulo de água no local, que é no início da rua e juntava grande quantidade de sujeira derivada de chuvas ou até mesmo de uso de água dos moradores da via, continuavam. “Não morro nesse bairro, mas vivi junto com eles esse problema, já que passo por aqui sempre. São 24 anos esperando por uma solução, que nunca apareceu. Por isso resolvi colocar a mão na massa e promover o melhor para eles, já que esse também é meu papel”, lembra.

O serviço ocorreu ao longo de três sábados, sendo que apenas em um dia, ele contou com a ajuda de um sobrinho. Questionado sobre os recursos, ele afirma ter desembolsado os materiais por conta própria e comenta sobre a ajuda que teve da experiência, já que ele teria realizado no passado trabalhos como pedreiro. “Foi muito trabalhoso e fiquei embaixo do sol, mas valeu a pena ver o resultado agradando os moradores”.

 

Moradores satisfeitos

Vizinha da obra, Isabel Cristina Lima, 49 anos, comenta ter visto o trabalho do carteiro e lembra ter recebido a notícia do reparo no local com felicidade. “Eu via o quanto essa rua incomodava não somente a mim, mas a todos os moradores. Por ser uma descida, a água acumulava no fim dela e trazia muitos problemas. Ele fez do jeito dele, mas fez muito bem feito, coisa que deveria ser de responsabilidade da Prefeitura”, expõe.

Já para a costureira, Maria Ivete da Silva Andrade, 60 anos, dona da residência que fica em frente à nova canaleta, o problema que dura desde quando ela se mudou para o local, há 24 anos, era mais do que um incômodo, mas uma “bacia de água suja”. “Em dias que chovia, isso aqui ficava cheio de lixo, lodo e lama. Isso tudo trazia mau cheiro e nós não conseguíamos sequer ficar na calçada”.  A moradora lembra ter levado um tombo há pouco tempo, justamente por causa do lodo acumulado no local.

 

O outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura afirma não ter sido comunicada sobre a construção da canaleta, além de lembrar que não houve autorização para o serviço executado. “[...] compete à administração zelar pelo bem público. A execução de obras deve ser realizada pela Prefeitura ou somente mediante autorização, visto que qualquer obra demanda de uma condição técnica a ser seguida”, afirma.

Ainda segundo o documento, o artigo 23 da Lei 2473/06 proíbe escavações nos logradouros públicos, bem como a remoção ou alteração da pavimentação, sem licença prévia. Já sobre as reclamações dos moradores de que a administração não atendeu aos pedidos sobre o local, a Prefeitura diz que “conhece as necessidades” dos bairros e atende a demanda “conforme a disponibilidade de material e mão de obra”.

Publicidade

Veja também