Vereadores propõem sincronização de semáforos

Sistema deve dar mais fluidez ao trânsito nas avenidas Coronel José Soares Marcondes, Washington Luiz, Brasil e Manoel Goulart; requerimento foi aprovado ontem

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 13/03/2019
Horário 05:48
José Reis - Sistema, se implantado, englobará as 4 principais avenidas da cidade
José Reis - Sistema, se implantado, englobará as 4 principais avenidas da cidade

Com o objetivo de promover mais fluidez ao trânsito, reduzir o deslocamento dos condutores, diminuir o consumo de combustíveis e minimizar o estresse e irritação em horários de picos, foi aprovado na sessão ordinária a Câmara Municipal de segunda-feira, em Presidente Prudente, o requerimento nº 0742/17, que propõe a sincronização dos semáforos nas quatro principais avenidas da cidade. De autoria dos vereados Izaque José da Silva (PSDB) e o correligionário Willian Leite, a iniciativa é intitulada “Onda Verde”. A proposta agora será encaminhada ao Executivo.

No texto do requerimento, o sistema é explicado da seguinte forma: o motorista sai de um cruzamento em uma avenida e, na medida em que se aproxima do cruzamento seguinte, o semáforo abre. “O fenômeno se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com ‘onda verde’ sem ter que parar, considerando-se uma velocidade razoável”, completa. A programação é específica para uma sequência de dispositivos.

Em Prudente, caso seja implantado, o sistema, conforme prevê o requerimento, atinge as avenidas, Coronel José Soares Marcondes, Washington Luiz, Brasil e Manoel Goulart, dividida em dois trechos, sendo na altura da Avenida Celestino Figueiredo.

Ainda no requerimento, os parlamentares listam exemplos de trechos dessas avenidas, que, na situação atual, pode provocar até 10 paradas consecutivas ao motorista, dependendo da origem e destino desejado. Fora isso, o texto exemplifica também locais que já possuem o sistema, com “resultados visíveis”. Nomes como: Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), e até mesmo municípios de porte igual ou parecido como Prudente, como Araçatuba (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

Ao ser procurada para falar sobre a viabilidade de instalar o sistema e se tornar uma dessas cidades, a Prefeitura afirmou, por meio de nota, que assim que receber a cópia do requerimento, “analisará o seu teor e verificará a viabilidade de colocá-lo em prática”, complementa. É válido lembrar que, em junho do ano passado, o vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), já havia protocolado um requerimento, solicitando a implantação da “Onda Verde”.

Usuários

Acostumado a atravessar algumas das principais avenidas de Prudente para ir ao trabalho todos os dias, o escrevente técnico judiciário, Luis Antônio de Sousa Ávila, acredita que, com a implantação, o sistema poderia viabilizar aquilo que pretende: melhorar o trânsito. “Acho bom porque facilita o deslocamento nesses locais, principalmente por conta das paradas constantes em horários de pico”, detalha. Ele não deixa de citar que, na atual situação, às vezes faz-se necessário procurar outros “percursos alternativos”, mas que acabam deixando a desejar devido às “enormes valetas”.

Aline Oliveira, auxiliar odontológica, possui o mesmo pensamento que Luis. Mas para ela, a sincronização é ainda mais pertinente pela economia de combustível. “Diariamente eu cruzo a Avenida Washington Luiz, e dificilmente não paro em um semáforo. Pode parecer besteira, mas no final dos cálculos isso impulsiona no gasto a mais. Espero que aconteça a sincronização e haja melhorias”, finaliza.

 

Como funcionaria a sincronização:

1. Avenida Coronel José Soares Marcondes: desde a altura da Santa Casa sentido à Câmara Municipal, passando pelo Centro;

2. Avenida Washington Luiz: desde a Avenida Brasil até o perímetro do Tênis Clube;

3. Avenida Brasil: desde a Avenida Washington Luiz até a rotatória da Avenida Tancredo Neves;

4. Avenida Manoel Goulart: desde a Avenida Brasil, até a Avenida Celestino Figueiredo e, da Celestino de Figueiredo, até a rotatória do Prudenshopping.

 

SAIBA MAIS

Além do texto citado, na sessão de ontem, os vereadores aprovaram outros 37 requerimentos de providências e de informações que também serão encaminhados ao Executivo. E fora isso, os parlamentares prudentinos ainda apreciaram e aprovaram já em dois turnos, também com urgência, o PL (Projeto de Lei) nº 00775/17, de iniciativa da Mesa Diretora do 2º Biênio, que dispõe sobre a concessão de Revisão Geral Anual aos servidores da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Houve ainda o aceite de 51 requerimentos de congratulações e dois Requerimentos de Pesar, bem como o encaminhamento de 60 indicações de melhorias para diversos bairros de Prudente à Prefeitura.

Publicidade

Veja também