História

Desde sua fundação em 1939, O Imparcial pretendeu ser mais que um jornal local, porque em torno de Presidente Prudente floresciam outros municípios – hoje são 54, nos quais, todas as manhãs ele circula simultaneamente, graças a um eficiente sistema de transporte.

Era a consciência de que Presidente Prudente, como cidade-sede não prosperaria, se essas comunidades permanecessem isoladas, sem uma tribuna de suas reivindicações. Já naquela ocasião, o jornal se antecipava ao que viria tomar corpo e importância, decênios após, na Europa e nos EUA, o jornal regionalizado. Um jornal que tem sobrevivido por 77 anos a todas as crises políticas e econômicas do País, dependendo exclusivamente de suas receitas em anúncios e de sua circulação paga, conquistou sua independência, não estando pois, atrelado a grupos políticos e econômicos. Como resultado dessa postura, é hoje credor de grande credibilidade regional.

Também por todo esse tempo passou por vários avanços da tecnologia, desde a utilização do tipo móvel em máquina plana, para as rotativas modernas e pela informatização. O Imparcial, embora um jornal do interior, conta com um design moderno, comparável aos grandes jornais brasileiros, de circulação nacional.

Mesmo que, de forma sintética o noticiário nacional e internacional, do dia a dia, coloca nossos assinantes atualizados com os grandes acontecimentos, graças ao abastecimento feito à redação por várias agências de noticias e um quadro de colaboradores de primeiro nível como, Alexandre Garcia, Gaudêncio Torquato, Álvaro Pereira, Marcos Cintra, Cristovam Buarque, Carlos Chagas, Reginaldo Lemes, Cláudio Humberto,Flávio Araújo, Renata de Luca, Pedro de Almeida Nogueira, Hélio Martinez, Silio Boccanera, Maria Angélica Amorieli Bongiovani, Juliano Borges, Marilandes Ribeiro Braga, Paulo Pereira da Costa, Giba UM e diversos colunistas locais, devidamente selecionados. Com eles garantimos ao leitor uma pluralidade de opiniões, uma tribuna verdadeiramente liberal.

As pesquisas que realizamos freqüentemente refletem uma posição de vanguarda entre os jornais, inclusive sobre os que chegam da capital, pela maior circulação de O Imparcial.

Nós Fazemos