20 de agosto de 2016 às 10h12 - Plantão
Imprimir
RSS

20-08-2016

 

VEM promove em PP

Campanha dos Três Bichos

a partir desta segunda

 

Tem início na segunda-feira, a Campanha Nacional de Diagnóstico e Prevenção da Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (verminose). Em Presidente Prudente, intitulada como Campanha dos Três Bichos, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizará atividades em três escolas municipais, sendo na Domingos Ferreira de Medeiros, na segunda-feira; Vilma Alvarez Gonçalves, na terça; e Pedro Furquim, no dia 29 de agosto, o que contemplará quase mil alunos.

 

Manhã e tarde

A ação ocorre sempre nos períodos da manhã e da tarde, sendo a partir das 8h30 e das 14h. A campanha tem como público alvo crianças de 5 a 14 anos. Durante as ações, a VEM identificará casos suspeitos de hanseníase por meio do método do espelho, bem como de tracoma para tratamento, além de reduzir a carga parasitária de verminoses em escolares do ensino público fundamental por meio do tratamento preventivo.

 

Envolvidos

Além da VEM, estão envolvidas na ação as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) locais, alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), bem como estudantes de Enfermagem da Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente). A campanha tem como objetivo promover uma busca ativa de hanseníase e tracoma e, com isso, instituir o tratamento o mais precoce das doenças.

 

Greve continua

Apesar da decisão dos professores da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Prudente, de retomar as atividades no início da semana passada, uma plenária realizada na tarde de ontem, reunindo os docentes, alunos e funcionários, os estudantes e servidores, decidiram pela continuidade da greve. A reportagem de O Imparcial apurou que, mesmo com a decisão, algumas aulas podem já ser retomadas a partir da próxima semana.

 

Entrega de declarações

A Secretaria de Estado da Fazenda estendeu até 31 de agosto o prazo para a entrega das DeSTDAs (Declarações de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) relativas aos sete primeiros meses do ano. A prorrogação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. A declaração é obrigatória para os contribuintes do Regime do Simples Nacional e tem por objetivo informar mensalmente os recolhimentos de Substituição Tributária e Diferencial de Alíquotas.

 

Sobrecarga

A entrega é realizada por meio eletrônico, através de um aplicativo instalado no computador (os contribuintes MEI (microempreendedor Individual) estão dispensados da entrega da DeSTDA). Com a medida, o prazo anterior, cujo encerramento estava previsto para 20 de agosto, foi prorrogado. Esta alteração decorre do volume de declarações acumuladas e que estão sendo entregues pelos contribuintes nos últimos dias, dificultando a recepção por parte da Fazenda.

 

FGTS no celular

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ultrapassou esta semana a marca de 10 milhões de trabalhadores que aderiram ao serviço de mensagens via telefone celular para o recebimento do extrato mensal. O trabalhador deve informar o número do PIS (Programa de Integração Social),  cadastrar uma senha e aceitar o termo de cadastramento no site www.fgts.gov.br. Após essa etapa, efetua o cadastramento do número do telefone para receber SMS.

 

Serviços disponíveis

O serviço possibilita, de forma gratuita, que os trabalhadores recebam informações diretamente pelo celular sobre movimentação nas suas contas vinculadas: seja saque, depósito ou rendimento, com saldo atualizado com juros e correção monetária. A adesão ao serviço também pode ser feita pelo telefone 0800 726 0207, opção 3.

 

Atribuições

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo definiu o período de inscrições para o processo de atribuição de aulas para o próximo ano letivo. Professores da rede devem se inscrever de 1º de setembro a 2 de outubro. A portaria com as informações e o cronograma de inscrições está publicada no Diário Oficial. O prazo é válido para todo o Estado e a inscrição deve ser feita por professores efetivos e não efetivos. Mais informações estão disponíveis no site www. educacao.sp.gov.br/cgrh/.

 

Inscrições

No período de inscrições, os docentes poderão optar pelo aumento ou redução da jornada de trabalho e escolher classes, turmas ou projetos da Educação, tais como: sistema prisional, Fundação Casa, Ceeja (Centro de Estudos de Educação de Jovens e Adultos), CEL (Centros de Estudos de Línguas) e salas de leitura. O pedido de correção de dados cadastrais também pode ser feito até o dia 2 de outubro. Os documentos comprobatórios deverão ser apresentados na unidade escolar ou Diretoria de Ensino.