10 de janeiro de 2017 às 09h04 - Cultura
Imprimir
RSS

Anastaciano traz lembranças do passado em Contos & Memórias

por OSLAINE SILVA-Da Redação

Edson Infante Gonçalves, 64 anos, teve o cuidado em registrar no livro todo o saudosismo de uma época; obra foi lançada oficialmente em setembro de 2016, em Santo Anastácio

 

É interessante como o passado inspira as pessoas. São tantas lembranças, recordações de momentos que ficam gravados para sempre no pensamento. E que os mais novos desconhecem totalmente. Podem ter ouvido os pais falarem ou os avós, mas na maioria das vezes nem importância dão. Mas, existem aqueles que, além de alimentarem todo o saudosismo de uma época, ainda têm o cuidado de registrá-la em livros. E foi o que fez o anastaciano Edson Infante Gonçalves, 64 anos, que lançou em setembro de 2016, Contos & Memórias.

O lançamento foi em setembro no Clube Anos Dourados, onde o escritor recebeu vários amigos e familiares que ainda se divertiram com a apresentação da Orquestra de Viola e Grupo de Dança Parangole.

Edson Infante Gonçalves, 64 anos, recorda em crônicas momentos de uma vida em sua obra

De acordo com ele, em 148 páginas estão crônicas que fazem um resgate de coisas pitorescas, fatos e estórias de um passado. Do seu passado, sua infância, adolescência, mocidade, juventude, o que ele quer que chegue até os jovens de hoje.

“Acho que é interessante para eles terem ideia de como eram simples as coisas, e, ao mesmo tempo, que era possível viver feliz, mas de uma forma bem diferente de hoje. Um campinho de futebol, um passeio na praça, etc… O livro tem uma linguagem simples, de fácil leitura, que faz com que outros conterrâneos recordem épocas vividas”, expõe o escritor.

Edson que é funcionário da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Presidente Prudente conta que há dez anos escreve para o jornal de Santo Anastácio, o semanário Oeste Paulista, e foi a partir daí que surgiu a ideia de documentar suas experiências. “Foi algo casual, pensei em escrever sobre a minha infância, que inclusive o jornal publicou como recordações. Fui condensando tudo e transformei em ‘Contos & Memórias’. Tem sido bem aceito, de acordo com as pessoas que já o adquiriram. Estou pensando em fazer um segundo lançamento no Centro Cultural Matarazzo, pois dos mil exemplares resta ainda metade”, expõe Edson.

O prefácio do livro (em destaque) foi escrito pelo também escritor, Avelino Benvenho.

 

Fazendo história

Natural de Santo Anastácio, cidade onde passou sua infância e mocidade e reside até hoje, Edson cursou o primário no grupo escolar Enrico Bertoni e Alice Sanches e o secundário na Escola Técnica de Comércio Superior, Recursos Humanos.

Pai de sete filhos, ele fez questão de presentear cada um com seu livro. “Minha filha mais nova gosta muito de ler. Estou sempre comprando livros para ela. Quem sabe agora com a publicação do meu primeiro eu não possa ser uma inspiração para que ela também escreva algo”, salienta o escritor que pretende lançar outra obra até o final de 2017.

 

Serviço

O livro em referência que conta, algo sobre a vida da cidade e do povo anastaciano se encontra a venda, por R$ 15, na Banca Tio Patinhas, Pavão Ferragens, Casa da Ração, Hospital Anita Costa, Escritório Atlântico/Mercúrio, Panificadora Alvorada e Churrascaria Gaivota, todos em Santo Anastácio.