10 de janeiro de 2017 às 09h09 - Prudente
Imprimir
RSS

Fazenda espera arrecadar R$ 91,7 mi com IPVA

por MELLINA DOMINATO-Da Redação

Hoje é o último dia para os proprietários de veículos com placas final 2 efetuarem o pagamento integral do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2017 com desconto de 3% ou parcelarem o tributo em três vezes. A informação é da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a qual revela que a previsão é arrecadar R$ 91.708.074,62, neste ano, em Presidente Prudente, cuja frota tributável é de 110.896 veículos. A Assessoria de Comunicação da pasta destaca que os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto. Amanhã, os mesmo vale para donos de veículos de placas final 3 e, até dia 20, para os veículos com placas final 0, desconsiderando os finais de semana.

Sebastião prefere pagar à vista

A secretaria aponta que o imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto de 3%, em janeiro; à vista sem desconto, em fevereiro; ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. “Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam [Registro Nacional de Veículo Automotor], e realizar o recolhimento do IPVA 2017”, expõe a assessoria. Frisa que o proprietário do veículo pode pagar ainda o imposto nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. “O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto, essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento”, complementa.

 

Orientação

O economista, sociólogo e professor da Toledo Prudente Centro Universitário, Wilson de Luces Fortes Machado, comenta que o pagamento do IPVA deve ser feito de acordo com as condições de cada pessoa. “Se, ao pagar à vista, o indivíduo tiver que deixar de pagar algo que tenha um juro maior do que o desconto, convém parcelar. Mas, caso tenha condições de pagar à vista, sem comprometer nenhuma outra conta, melhor que o faça”, orienta. “Em caso de parcelamento, deve ficar atento aos vencimentos das parcelas e na condição de realizá-las a cada mês”, ainda lembra.

Dono de um veículo com placas final 0, o aposentado Sebastião da Silva, 72 anos, conta que já pagou o tributo à vista, a fim de se ver livre de mais um compromisso. “Prefiro pagar logo e me livrar das prestações, quando isso é possível”, argumenta. O mesmo pensa a auxiliar de enfermagem Sheila Simone Teixeira Pereira, 38 anos, sobre o imposto do seu carro que tem placas final 4.

 

SAIBA MAIS

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo destaca que o Aviso de Vencimento do IPVA de 2018 vai migrar para o ambiente digital e deixará de ser enviado pelos Correios. Todas as informações sobre débitos e multas podem ser consultadas na página www.ipva.fazenda.sp.gov.br.