Ao Telefone com Glória Menezes e Tarcísio Meira

O Espadachim, um cronista a favor do ponche e do poncho

-

Data 15/08/2021
Horário 07:00

É apenas coincidência ou mais uma da série "nada acontece por acaso". Na véspera, partiu Paulo José e, no dia seguinte, Tarcísio Meira se despediu deste mundo de ilusões. Lembro isso porque em uma novela - ou minissérie da Globo -, o personagem de Paulo José, apontando para o céu, diz pro personagem de Tarcísio Meira: "Um dia nós vamos nos encontrar lá em cima". 
Impressionante! Premonição na ficção? Como vamos saber? Um foi primeiro e o outro seguiu no dia seguinte, encerrando suas brilhantes carreiras no plano terreno.
Não me lembro mais a data, mas um dia, em São Paulo, recebi uma ligação da atriz Glória Menezes. Ela e Tarcísio preparavam-se para encenar uma peça de teatro e queriam divulgar o espetáculo no rádio e na televisão.
Como é óbvio, era necessário contratar um locutor para gravar o comercial. Alguém me indicou e ela me ligou. Depois das apresentações de praxe, Glória quis saber o valor do meu cachê. "Quinhentos reais!", falei de bate-pronto.
Ela achou o valor um pouco alto e pediu um desconto. "Está bem! Como é para você, eu reduzo para R$ 499", disse brincando, claro. Evidente que a atriz queria um desconto maior e não apenas de R$ 1.
Não chegamos a um acordo e no dia seguinte quem me ligou foi o Tarcísio Meira, que também não abriu mão do desconto. Por fim, chegamos a um preço bom, digamos, para as partes e gravei o comercial.
Confesso que fiquei emocionado durante a conversa. Afinal, Tarcísio é um ícone da tevê e talvez a cara mais expressiva da telinha. "Meu Deus, estou conversando com o Tarcísio Meira, um dos maiores atores do Brasil", pensei enquanto falava com ele.
Tarcísio e Glória formavam um dos casais mais queridos da televisão, onde apareceram em dezenas de novelas, minisséries e outras produções. Tudo isso sem contar o cinema e o teatro.
No cinema, Glória participou de "O Pagador de Promessas", baseado na peça de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte. Ela interpreta a mulher do Zé do Burro, um personagem ingênuo interpretado por Leonardo Villar.
Também no cinema, vale registrar que Tarcísio interpretou Dom Pedro I de forma convincente em "Independência Ou Morte". Já sobre seu trabalho na televisão destaco "O Tempo e o Vento", baseado no livro de Érico Veríssimo. 
Em "O Tempo e o Vento", dirigido por Paulo José, ele é o capitão Rodrigo, um certo capitão Rodrigo, sedutor e bom de briga. Detalhe: Tarcísio Meira morreu dias depois de ser demitido pela Globo, decisão criticada com veemência pelo ator Antônio Fagundes. 

 

DROPS

Gasolina já subiu 51% este ano e não é uma boa ideia.

Conta de luz está mais alta do que poste de iluminação pública.

Casamento: o que Deus uniu o "vira e mexe" no leito não separe.

No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.
(Carlos Drummond de Andrade)

Vai reformar ou construir?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio. 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também