Bugalho pede colaboração quanto ao uso de máscaras e distanciamento

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/06/2020
Horário 08:12
Weverson Nascimento - Bugalho (à esq.) lembra que é necessário manter as regras estabelecidas pelos decretos
Weverson Nascimento - Bugalho (à esq.) lembra que é necessário manter as regras estabelecidas pelos decretos

Durante a observação das atividades no calçadão na manhã de ontem, primeiro dia de reabertura consciente dos estabelecimentos, a reportagem encontrou o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), acompanhado de funcionários e secretários municipais. À reportagem, ele disse estar surpreendido com a quantidade de pessoas na rua, o que pode gerar um lado positivo e negativo. “A questão é que todo mundo volta a trabalhar, mas as pessoas têm que tomar cuidado, pois é necessário estar de máscara e tem que haver o distanciamento. Muitas lojas estão orientando os seus clientes, outras não. Nós estamos colocando mais fiscais nas ruas para orientar, mas, se for preciso, vamos adotar outras medidas, porque a falta de colaboração de algumas pessoas pode atrapalhar a vida de todos” destaca o prefeito.

Bugalho ressalta que é necessário manter as regras estabelecidas pelos decretos, para que o município (e região) possa seguir para a fase verde, a qual flexibiliza ainda mais as atividades comerciais e de serviços. “Portanto, vamos colaborar, pois só assim vamos superar essa fase tão difícil a qual estamos passando”.

Próximas fases

Vale destacar, conforme noticiou este diário, que para avançar para as próximas fases, que seriam a verde, que aumentaria, por exemplo, de 40% para 60% a capacidade de atendimentos dos locais, um novo levantamento de dados será feito - em índices epidemiológicos e de estrutura da saúde - por parte do Estado e também com acompanhamento da Prefeitura, para ver como foi o comportamento da população local nos 14 dias de fase amarela. Por isso, a preocupação das autoridades em relação aos índices de isolamento, e que será determinante para que a situação avance no que diz respeito à abertura parcial (fase verde), e à abertura normal controlada, última fase, a azul.

A falta de colaboração de algumas pessoas pode atrapalhar a vida de todos

Nelson Roberto Bugalho

Como já anunciado, os DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), no caso de Prudente o 11, serão responsáveis pela observância dos índices de Covid-19, podendo reclassificar os municípios para uma fase com medidas mais restritivas a cada sete dias, ou movê-lo para uma fase mais flexível, isso a cada 14 dias, se houver estabilização nos indicadores.

Conforme o plano, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços só poderão funcionar por até seis horas diárias e deverão manter sempre o distanciamento de dois metros entre funcionários, clientes e/ou frequentadores. Além disso, permanece sendo obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel 70%.

Publicidade

Veja também