Castração irregular: Justiça determina reintegração de acusados à faculdade

Liminar do Poder Judiciário suspendeu os efeitos da decisão de desligamento da instituição; Unoeste afirma que irá recorrer da decisão judicial

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/08/2021
Horário 09:59
Foto: Reprodução/Instagram
 Castração irregular ocorreu em junho deste ano, em Presidente Prudente
 Castração irregular ocorreu em junho deste ano, em Presidente Prudente

O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) determinou a reintegração de quatro estudantes à universidade, depois de terem sido expulsos em decorrência de uma castração animal irregular em junho deste ano, em Presidente Prudente. 

O crime ocorreu em uma república universitária no Jardim Vale do Sol, onde residia um dos envolvidos. A ação foi gravada e publicada em uma rede social, em tom de deboche ao animal que iria passar pela castração. O local não era adequado para realizar o procedimento.

Devido ao caso, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), onde os envolvidos cursavam Medicina Veterinária e Zootecnia, decidiu pela expulsão dos indivíduos, mesmo o procedimento não tendo sido realizado dentro do ambiente acadêmico. “Tal acontecimento não condiz com os nossos princípios institucionais”, divulgou na época.

No entanto, recentemente, uma liminar da Justiça determinou o retorno dos estudantes. Em nota encaminhada a O Imparcial, a Unoeste afirma que cumpre com a determinação judicial.

“O retorno ocorreu em razão de liminar concedida pelo Poder Judiciário, que suspendeu os efeitos da decisão de desligamento da instituição. Continuamos trabalhando para a formação profissional ético, com responsabilidade social e ambiental”.

A reportagem não obteve acesso ao documento da Justiça. Questionada se entrará com recurso, a Unoeste disse que o caso estava sendo analisado internamente. Depois, afirmou que irá recorrer da decisão judicial.

SAIBA MAIS

Polícia resgata cão que foi castrado em república de estudantes

Cão castrado em república de estudantes está sob os cuidados de uma ONG

Praticar maus-tratos a animais resulta em penas de detenção e reclusão

Responsáveis por maus-tratos em cão são expulsos de universidade

Polícia Civil instaura inquérito sobre maus-tratos a cão em república de estudantes

Polícia Civil ouve acusados por maus-tratos a cachorro em república universitária

Último acusado por castração irregular presta depoimento à Polícia Civil

Publicidade

Veja também