Cido Oliveira apresenta nova técnica na Semana da Arte em Prudente

Foto Pintura: A partir da próxima quarta, artista expõe 19 painéis no Matarazzo, com releituras de Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2022
Horário 07:45
Foto: Divulgação
Cido Oliveira com a primeira das 19 obras, uma “Releitura: Banda de Música, 1956, Candido Portinari”
Cido Oliveira com a primeira das 19 obras, uma “Releitura: Banda de Música, 1956, Candido Portinari”

Na próxima semana, o artista plástico Cido Oliveira começa uma nova exposição com a sua mais nova criação: Foto Pintura, a qual integrará a Semana da Arte Moderna de Presidente Prudente, como uma das várias atividades que estão sendo preparadas pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) para o público apreciador da multiplicidade de riqueza que a arte possui.
Quem já admira o trabalho de Cido Oliveira e quem não conhece, mas precisa conhecer, a exposição dele é composta por releituras de Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti e estará no Centro Cultural Matarazzo, a partir da próxima quarta-feira até 31 de março, na Sala de Convivência. A primeira já pronta de 19 obras é: Releitura: Banda de Música, 1956, Candido Portinari. Hoje ele continuará as demais.
“É um trabalho novo, inclusive. Diferente. Não vi nenhum artista fazer esse tipo de trabalho assim colocando a pintura com a fotografia. Na inauguração, às 19h, vai ter uma vernissage onde estarei pintando ao vivo. Gostaria muito de receber as pessoas para estarem com a gente. Todos os cuidados de distanciamento estarão sendo seguidos no local. Convido todos que puderem para apreciarem nosso trabalho”, ressalta o artista.
Cido explica que quis fazer um trabalho moderno, o que casa totalmente com a Semana da Arte Moderna, com releituras dos grandes mestres. Mas no decorrer da semana ele fará outros trabalhos.

“É UM TRABALHO NOVO, INCLUSIVE. DIFERENTE. NÃO VI NENHUM ARTISTA COLOCANDO A PINTURA COM A FOTOGRAFIA. NA INAUGURAÇÃO, ÀS 19H, VAI TER UMA VERNISSAGE ONDE ESTAREI PINTANDO AO VIVO”
Cido Oliveira

O artista explica que essa sua nova criação é composta por uma foto colada no centro do painel (tela), onde ele faz um acabamento partindo do centro para as extremidades com tinta e o toque das espátulas para o contexto da junção das duas artes.  “Nossa homenagem aos 100 anos da Arte Moderna no Brasil, chamada de ‘Semana de 22’.

Incentivo à arte

Cido ressalta que durante os dias da exposição, deixarão nas mesas da Sala de Convivência, folhas com desenhos das obras desses artistas, para que as crianças possam colorir, enquanto seus pais ou responsáveis apreciam a seu trabalho. “O objetivo é proporcionar uma interatividade das crianças com a ‘arte’, e com a temática terem conhecimento dos grandes artistas brasileiros”, salienta Cido Oliveira.
Ao todo, o público que for até o local poderá apreciar a beleza da arte em 19 obras em acrílico, na medida 80x70cm (centímetros), e detalhe, todas estarão disponíveis para venda com valores que variam entre R$ 800 e R$1,2 mil.

Publicidade

Veja também