“Dia D” encerra campanha com 90,33% do público-alvo imunizado

Número é referente ao primeiro balanço do último dia de imunização, no período da manhã; valor real será informado na segunda-feira pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal)

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 02/09/2018
Horário 06:02
José Reis - VEM calcula que 10.319 crianças de um a cinco anos teriam que receber a imunização
José Reis - VEM calcula que 10.319 crianças de um a cinco anos teriam que receber a imunização

A baixa cobertura de vacinação do público-alvo pertencente à Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, em Presidente Prudente, fez com que o munícipio necessitasse de mais um “Dia D”, que, aliás, encerrou a ação. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) calculou que 10.319 crianças de um a cinco anos teriam que receber a imunização, contudo, a estimativa parcial realizada no final da manhã de ontem verificou que, desse contingente populacional, 90,33% contra pólio, e 88,92% contra o sarampo, haviam sido vacinados.

A meta até o final da campanha é de imunizar 95% do público-alvo contra ambas as doenças, conforme o Ministério da Saúde. Durante a semana, no último levantamento, a VEM registrou que foram 8.655 doses aplicadas contra a pólio, o que representava 83,87% do público total. Em relação à vacinação contra o sarampo, 8.503 doses tinham sido aplicadas, o que representava 82,40 %.

E, apesar do salto até o início da manhã, a diretora da VEM, Elaine Bertacco, avalia que não atingir a meta ainda era uma preocupação. “A gente torce para que tudo dê certo e possamos chegar lá. Tudo que podíamos fazer nós fizemos”, pontua. A contabilização real do número de crianças que foram imunizadas e, consequentemente, a porcentagem, será informada amanhã.

Mas a estimativa, segundo Elaine, é que até o final do período de trabalho de ontem, às 17h, o número ideal fosse atingido. “A torcida é grande, porque queremos toda a população imunizada. Depende somente dos pais. É a primeira vez na história que realizamos três ‘Dias Ds’, então, cabe a todos entender a importância dessa mobilização, em prol de doenças que ficaram no passado, mas podem voltar caso não haja o cuidado necessário”, conclui.

Dia D

É válido lembrar que as 29 salas de vacina de Prudente ficaram abertas para o terceiro “Dia D” do município - e o segundo, a nível do Ministério da Saúde -, ontem, das 8h às 17h, com destinação exclusiva ao público da campanha, isto é, as crianças. A reportagem chegou a acompanhar a movimentação logo pelo início da manhã, mas as unidades estavam relativamente tranquilas, com uma criança ou outra a ser vacinada.

Nos locais, foram informados que o efetivo poderia ser maior na parte da tarde, período em que a procura pela imunização “sempre é maior”.

Sorteio

Desde que a campanha foi iniciada, uma caixinha foi colocada em cada sala de vacina do município. Nela, puderam ser colocadas as senhas que cada criança recebeu após passar pelo processo de imunização. É que, como forma de incentivo à prevenção, o Rotary Club Presidente Prudente Sul, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a VEM, se uniram no mês de agosto para conscientizar pais e mães a levarem seus filhos. E, ao realizar isso, os pequenos teriam o direito de concorrer a uma bicicleta infantil e cinco velotróis.

Por meio de sorteio, uma nova ação será realizada na amanhã, às 9h, na sede da Vigilância Epidemiológica. Na oportunidade, crianças que foram vacinadas em um dos 29 postos de saúde do município, e que tiveram seus dados preenchidos nos cupons durante a campanha, concorrerão aos prêmios. Assim que os vencedores forem identificados, o órgão agendará uma data para fazer a entrega e retirada dos brinquedos.

Publicidade

Veja também