“Eu amo Prudente” é tema de concurso de fotografia da cidade centenária

Com exceção de servidores da Secult e envolvidos na organização, podem participar interessados em geral, maiores de 18 anos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 04/11/2017
Horário 12:31

Eternizar lugares, momentos e sentimentos. Estas são algumas das magias que a fotografia pode causar nas pessoas. E o governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio da comissão das festividades dos 100 anos da cidade torna público a abertura do Concurso de Fotografia com o tema do centenário “Eu amo Prudente”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Com exceção de servidores da Secult e envolvidos na organização desse concurso, podem participar interessados em geral, maiores de 18 anos.

Conforme o Artigo 1º do edital, o objetivo do concurso visa despertar a produção criativa dos participantes a partir da realidade local, para que através da linguagem fotográfica, imagens do município possam ser eternizadas. Os participantes deverão produzir dentro do tema, em uma mesma fotografia, imagens urbanas com transeuntes, explorando as possibilidades criativas e estéticas.

Cada participante deverá, obrigatoriamente, produzir e inscrever cinco fotografias, sendo que a seleção será pelo conjunto da obra. A inscrição será efetivada mediante a entrega das fotos impressas em papel fotográfico, no tamanho 20 cm x 30 cm, e em arquivo digital (CD ou Pen drive) com resolução mínima de 300 dpi (3.543 x 2.362 pixels) e máxima de 400dpi, em envelope identificado, até a data já mencionada.
Deverá estar acompanhada com a ficha de inscrição (anexo I) em duas vias, a ficha de identificação individual coladas no verso de cada fotografia (anexo II) e a autorização de uso de imagem (anexo III).

 

Detalhes
O regulamento, ficha de inscrição e os anexos estão disponíveis no site www.culturapp.com.br, ou pessoalmente na Secult. Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ser coloridas ou P&B;

Pela inscrição, os participantes cedem à Secult os direitos patrimoniais sobre as imagens enviadas e autorizam o uso das mesmas imagens em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas nas campanhas promocional e institucional da prefeitura.

As imagens poderão passar por edição, fracionamento, alteração da resolução, etc, de acordo com avaliação técnica da pasta, sem que haja prejuízo a essência da fotografia e o conjunto da obra.

 

Seleção

A comissão de seleção será composta por três profissionais da área, sendo dois indicados pela Secult e um pelo Comuc (Conselho Municipal de Cultura). Os critérios serão: coerência com o tema proposto; originalidade; qualidade da fotografia e adequação da fotografia ao layout proposto.

Serão selecionados até 10 conjuntos da obra contendo cinco fotografias cada, sendo os três primeiros lugares indicados para premiação em dinheiro e as restantes com menções honrosas.

Serão desclassificadas as fotografias que apresentarem rasuras ou defeitos; utilizarem os símbolos nacionais (bandeira, selo, brasão e armas); utilizarem logomarcas governamentais ou de qualquer natureza; apresentarem textos (identificação, data, entre outros) inseridos digital ou manualmente.

Vale ressaltar que as decisões da comissão avaliadora são soberanas, não cabendo qualquer impugnação ou recurso pelo participante.

 

Premiação

Respectivamente, do primeiro ao terceiro lugar receberão os prêmios em dinheiro no valor de R$ 5 mil; R$ 3 mil e R$ 2 mil. Três fotografias de cada conjunto da obra, totalizando trinta farão parte de uma exposição itinerante e irão compor o acervo da Secult. As que não forem premiadas serão devolvidas.

Sobre o pagamento da premiação, este é de recursos próprios da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de empenho em nome dos selecionados. Para tanto, segundo o edital, faz-se necessário, após a seleção, que o selecionado, ou um representante legal apontado através de declaração de vínculo, faça o cadastro no sistema de fornecedores da Prefeitura de Presidente Prudente. 

Todas as informações para realização do cadastro encontra-se no endereço eletrônico www.presidenteprudente.sp.gov.br/s…/publicacao.xhtml

Após efetuado o cadastro, o selecionado ou representante, será informado sobre o prazo de pagamento do prêmio. Caso o candidato premiado não efetive o seu cadastro no prazo mínimo de 10 dias contados a partir da data da premiação, será desclassificado. Todos os impostos decorrentes sobre o pagamento do prêmio serão por conta do selecionado.

 

Importante

As fotografias em que possam ser identificadas pessoas serão de inteira responsabilidade dos seus autores, cabendo a estes providenciar autorização para uso da imagem. Não serão aceitas inscrições de fotos que contenham conteúdos pornográficos ou de apelo sexual, bem como qualquer tipo de apologia ao uso de drogas, abuso a menores, ou quaisquer situações que violem as leis brasileiras e os direitos humanos.

O pagamento dos prêmios será de responsabilidade da Secult. O governo municipal, por meio daa pasta cultural, se exime da responsabilidade sobre o uso das fotografias por terceiros, por meio da internet ou qualquer outro meio de divulgação. Todas as despesas referentes à exposição serão por conta da secretaria. O ato de inscrição neste Concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Edital, inclusive aqueles que se referem à permissão de uso do nome e das imagens das fotografias.

Os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas serão solucionados pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

Serviço

O material deverá ser entregue na Secult (Secretaria Municipal de Cultura) – Centro Cultural Matarazzo, à Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes – Presidente Prudente – Departamento de Difusão - Telefone: (18) 3226-3399.

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