É mais valioso apreciar a paisagem ao redor, do que nem chegar...

EDITORIAL -

Data 07/04/2021
Horário 04:15

Mesmo com o pedido para que as pessoas ficassem em casa o máximo possível, o fim de semana de feriado prolongado foi de movimentação nas estradas da região de Presidente Prudente. E esse grande número de carros resultou em acidentes também. 
Como noticiado neste diário, o feriado prolongado terminou com aumento no número de acidentes de trânsito com vítimas na região de Presidente Prudente, bem como na quantidade de infrações cometidas por motoristas. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 4 de abril, durante a Operação Semana Santa. Os dados da 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário abrangem as regiões de Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau, que totalizam 56 municípios. De acordo com a corporação, na operação realizada no ano passado foram registrados cinco acidentes com vítimas, número que aumentou para 12 no último feriado (+ 240%).
A pandemia trouxe muitos ensinamentos. Mas, também há quem não aprende, principalmente, sobre o valor da vida. E desrespeitam e colocam a própria vida e a dos outros em risco. No trânsito, a falta de gentileza e bom senso têm imperado. A cada dia nos deparamos com maior número de pessoas impacientes sobre as motos e diante do volante. As buzinas refletem tensão. Os condutores cometem imprudência em todos os cantos. Muitas vezes, respeitam só pelo fato de ali ser uma fiscalização eletrônica e, caso seja pego, pode gerar uma consequência financeira. O que mostra que a preocupação não é com a vida e segurança de outros motoristas e passageiros, mas com o peso no bolso, amargado pelas multas.
São muitas as ações feitas pelos governos, inúmeras políticas públicas desenvolvidas, iniciativas de conscientização. Ou seja, o problema é quem faz arte do trânsito e não cumpre sua parte.
Passou da hora de valorizar a vida. De ser respeitoso em qualquer lugar, sendo motorista ou passageiro. Chega de egoísmo. Quanto vale a pena acelerar tanto? É mais valioso viver calmo e tranquilo, apreciando as paisagens ao seu redor, do que chegar cinco minutos antes... ou nem chegar!
 

Publicidade

Veja também