​​​​​​​Motoristas devem redobrar atenção em pontos com incidência de neblina

EDITORIAL -

Data 23/06/2019
Horário 07:10

Entre maio e agosto, a incidência de pontos de neblina cresce nas rodovias paulistas. Pensando nisso, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) divulgou uma relação que aponta os pontos mais críticos, a fim de alertar os motoristas para a menor visibilidade na hora de dirigir e a importância de adotar alguns cuidados para evitar acidentes de trânsito.

Aqui na região, são citados 20 trechos, todos localizados na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), envolvendo cidades como Álvares Machado, Caiuá Martinópolis, Piquerobi, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó e Santo Anastácio.

Diante disso, a agência evidencia algumas orientações que devem ser postas em práticas pelos condutores ao acessar esses trechos, como diminuir gradualmente a velocidade do veículo no momento em que perceber os primeiros indícios de neblina, manter uma distância segura do veículo à frente, acender os faróis baixos, não parar o veículo no acostamento nem na pista, não ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento e estacionar em locais seguros caso julguem não ter condições de visibilidade para continuar a viagem.

A neblina é um fenômeno climático aparentemente inofensivo, mas que pode se tornar um vilão caso não seja levado a sério. Ter a plena visibilidade do fluxo na via é crucial para que o motorista consiga dirigir sem riscos de acidentes de trânsito. Por isso, é importante que os condutores estejam cientes quanto aos pontos em que possam encontrar dificuldades para dirigir e em quais ocasiões devem redobrar a atenção. Além disso, ao executar esses cuidados preventivos, a viagem certamente transcorrerá de forma segura e com um destino feliz para todos os envolvidos.

Publicidade

Veja também