“Os olhos de Tammy Faye”

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 20/04/2022
Horário 06:00

IOGRÁFICO
Abordando a comunidade evangélica americana, sua força na televisão e na política, o filme biográfico que conta a história de vida de Tammy Faye mostra as controvérsias na história da evangelista e pende entre “passar pano” ou deixar sua imagem mais caricata.

DESAFIOS:
A qualidade de um filme biográfico passa diretamente pela sua escolha de filtros, seja nos recortes de vida do biografado a serem mostrados, seja na abordagem de sua personalidade, o quanto da parte problemática será evidenciada em contraponto às suas virtudes. Exatamente esse é o intuito buscado por “Os Olhos de Tammy Faye”, para conseguir fazer média com o público-alvo evangélico, sem precisar ignorar o inegável lado podre do legado do casal de televangelistas retratado, fazendo média também com o público mais progressista.

INTIMISTA: 
O longa conta com um olhar intimista da extraordinária ascensão, queda e retenção da televangelista interpretada por Jessica Chastain. Nas décadas de 70 e 80, ela e seu marido Jim Bakker (interpretado por Andrew Garfield) saíram de origens humildes para criar a maior rede de TV evangélica do mundo, além de um parque temático. Essas atuações renderam indicações para ambos e consagrou a protagonista com sua primeira estatueta do Oscar. 

DUPLICIDADE: 
Há momentos que a produção tenta vender a ideia de que o casal fazia as coisas sem ter ideia que estavam cometendo crimes, que eles eram tão puros e suas intenções tão nobres que não enxergavam toda a podridão a sua frente. Para quem assiste, a opinião pode variar de acordo com as crenças e vivências e isso torna a experiência ainda mais interessante.

VALE A PENA:
Por mais que esse retrato possa ser verdadeiro e que exista a possibilidade dualista de criticar sem demonizar os erros para valorizar o lado bom do biografado possam coexistir numa mesma proposta cinematográfica, a execução soa indecisa, recheada de incoerências e incompetente no estudo de cada lado moral destacado. Vale a pena ver para conhecer uma história que estava adormecida e que é mais atual do que imaginamos. Disponível no Star+!

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também