É preciso cuidar da vida, que é única e preciosa!

EDITORIAL -

Data 16/07/2019
Horário 04:03

Uma morte confirmada e duas suspeitas. Quatro casos confirmados. Um caso de um homem de 33 anos também em investigação. H1N1. Infelizmente, este é o cenário atual de Presidente Prudente e que deixa a população assustada. É preciso mesmo ter o cuidado redobrado. Qualquer sintoma “estranho”, um profissional deve ser procurado. Com a saúde não se brinca.

Este impresso vem acompanhando há um bom tempo todo o trabalho desenvolvido pela VEM (Vigilância Municipal Epidemiológica), tanto em Presidente Prudente, quanto na região. É essencial ter este monitoramento, alertar a cidade, mostrar a realidade, para que todos fiquem atentos e se cuidem, façam aquilo que é possível para fazer com que esta doença passe bem longe.

Esta edição, além da notícia de novos casos, explica como é possível se cuidar. Para a prevenção da gripe, é necessário lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, utilizando água e sabão e álcool 70%. E é essencial ainda fazer uso da etiqueta respiratória, isto é, tossir e espirrar na dobra do cotovelo e utilizar lenço de papel. O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença é que ele age de forma mais agressiva e também vem com o risco de complicações. Sentiu algo diferente, procure um médico. Não deixe que essa doença pegue você.

Se conseguir se vacinar e imunizar seus familiares, faça isso. É preciso ter consciência de que o perigo existe, e que é preciso tomar cuidado com nossa vida: única e preciosa!

Publicidade

Veja também