“RED – crescer é uma fera”

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 30/03/2022
Horário 06:07

Versátil
Provando toda a sua versatilidade, a Pixar mais uma vez traz uma história comovente, que deixa o expectador com o coração quentinho quando termina de assistir. É sobre crescer e abraçar quem você realmente é, apostando na diversidade para trazer mais identificação com o público. 

Trama
A trama conta a história de uma pré-adolescente de 13 anos que começa a sentir as mudanças normais de seu corpo e personalidade. Ela e seu grupo de amigas embarcam na fase de paixão por boy bands, interesse por garotos e os clichês dessa fase. Mas a garota se sente presa pela superproteção e controle da mãe, o que acaba causando conflitos familiares.

Lúdico
De forma lúdica, as mudanças decorrentes da puberdade são representadas pela personificação de um panda-vermelho gigante, que aparece quando suas emoções estavam afloradas, deixando a mensagem que apesar das imensas dificuldades, se aceitar é o melhor caminho para ser quem realmente é!

Mudanças
Essa mudança na vida da protagonista se dá pelo emprego da cultura asiática no filme mostrando que também está interligado nas expectativas que culturas mais rígidas têm sobre as mulheres, o que em um mundo mais moderno acaba resultando em emoções mais intensas.

Nova fase
O novo longa, junto com “Encanto” e “Luca”, marca a nova fase da Pixar, que mesmo continuando com suas animações que nos cativam do início ao fim, agora também tratam de assuntos que há muito seguiam sendo ignorados, como ansiedade, desenvolvimento emocional, menstruação, relacionamentos entre pais e filhos.

Família
Disponível no Disney+, ele não se preocupa com os estereótipos e abraça os preconceitos que já existem de forma respeitosa. Explorar o meio familiar não é novidade no estúdio, mas aqui vemos as dificuldades de manter um bom relacionamento entre pessoas que se amam, mas veem o mundo de forma diferente, mostrando o longo e doloroso processo da transição para a vida adulta!

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!

Publicidade

Veja também