É tempo de hidratação...

EDITORIAL -

Data 27/08/2021
Horário 04:15

A Prefeitura de Presidente Prudente emitiu um alerta esta semana: umidade relativa do ar está baixa na cidade – 12%, além de altas temperaturas que chegam a 39 graus. É essencial que todos tomem cuidados extras, necessários neste momento.
É sabido que a umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
Conforme pesquisa, quando falamos de umidade relativa, comparamos a umidade real, que é verificada por aparelhos como o higrômetro, e o valor teórico, estimado para aquelas condições. A umidade relativa pode variar de 0% (ausência de vapor de água no ar) a 100% (quantidade máxima de vapor de água que o ar pode dissolver, indicando que o ar está saturado).
Prudente e região estão com essa umidade baixa, em estado de alerta. Além desse ar seco, impuro, que parece que uma névoa toma conta do céu, as queimadas têm sacrificado ainda mais o dia a dia de todos: seres humanos, flora, fauna. A sensação de sujeira o tempo todo, boca e garganta secas, nariz que muitas vezes sangra. Alergias vêm à tona e o cenário é de caos neste sentido.
Então, é fundamental que todos façam sua parte para que possamos passar por essa fase da melhor maneira possível. É importante beber muita água. Manter os locais arejados, colocar até toalha úmida se necessário. Uma dica importante é lavar nariz e olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Hidratar a pele com creme da sua preferência também é algo que ajuda, além de manteiga de cacau para os lábios. 
Em dias de umidade relativa do ar muito seca, é bom que não se faça exercícios físicos entre 10h e 16h. Além disso, vale investir em um bom umidificador. Previne de muitas coisas.
 

Publicidade

Veja também