Teodoro Sampaio resgata e preserva memória regional em museu escolar

Espaço, que leva o nome de Arnóbio Avelino Pereira, conta com acervo permanente de objetos e documentos de valores históricos e culturais, que têm ainda como finalidade o uso pedagógico

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/01/2021
Horário 08:00
Foto: Cedida
Até dezembro, foram catalogadas 56 peças no museu
Até dezembro, foram catalogadas 56 peças no museu

A Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz – PEI (Programa Ensino Integral), de Teodoro Sampaio, inaugurou em novembro, no dia 21, o Museu Histórico Escolar Arnóbio Avelino Pereira, um espaço com acervo permanente de objetos, peças e documentos de valores históricos e culturais, que têm como finalidade o uso pedagógico, além de resgatar e preservar a memória regional. O espaço é destinado a professores e estudantes das unidades de ensino do município e região, e comunidade em geral.  
Conforme o professor de Geografia, João Maria de Souza, 55 anos, o museu foi criado e organizado pela área de Ciências Humanas da escola, composta por seis professores, da qual ele é coordenador. “A proposta é desenvolver no corpo discente uma postura reflexiva sobre o seu papel como ator social na comunidade, reconhecendo que esta possui patrimônios individuais e coletivos, memórias e legados que devem ser valorizados e preservados”, ressalta.
E acrescenta que desejam ainda destacar a importância dos museus para aprendizagem e construção do conhecimento. “Instigar pesquisas artísticas, culturais e da história regional; discutir e propor metodologias de ensino a partir do espaço museológico, levando em conta a característica interdisciplinar do acervo”. 
João Maria expõe que no momento, o acervo está composto por utensílios e aparelhos domésticos, instrumentos de trabalho, fotografias, bandeiras, peças de ferro muito utilizadas antigamente, entre outros itens. “Até dezembro foram catalogadas 56 peças. A organização teve início em maio de 2020 e, devido às restrições em razão da pandemia, não foi possível a coleta de mais objetos. Com o retorno das aulas presenciais, neste ano, vamos realizar uma campanha com os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação da memória local e arrecadação de peças para o acervo”, menciona o professor coordenador. 

SERVIÇO
O Museu Histórico Escolar Arnóbio Avelino Pereira está instalado na Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz, na Rua Carlos Herling, 1.636, Teodoro Sampaio. O telefone para mais informações é o (18) 3282-1118.

Box
Diretora da escola: Silvania Pereira de Assis Santos
Vice-diretora: Rosicleide Tenório de Freitas
Professores da área de Ciências Humanas:
João Maria de Souza
Diandra Soares Rodrigues Vilamea
Maria José Pereira de Almeida
Regina Aparecida de Oliveira Lopes
Tânia Aparecida Silva Campelo Cabral
Tereza Oliveira Pires de Almeida

Fotos: Cedidas

Muita gente nem imagina como era uma câmera fotográfica com filme


Antiga chaleira de ferro, que muitas vovós usaram no passado

Publicidade

Veja também