1,8 mil pontos de Prudente receberão lâmpadas de LED

Serão investidos R$ 2,970 milhões, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública; previsão de troca será até o fim deste ano, nas principais avenidas  

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/09/2019
Horário 04:00
Paulo Miguel - Objetivo é trocar todos os 35 mil pontos de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED
Paulo Miguel - Objetivo é trocar todos os 35 mil pontos de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED

A lâmpada LED está presente em diversos projetos inovadores hoje em dia. Além de ser mais eficiente do que as comuns, produz a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. Em Presidente Prudente, a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) anunciou a troca de 1,8 mil pontos, em avenidas de grande fluxo da cidade. Serão investidos R$ 2.970.000, provenientes da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), a qual, segunda a pasta, tem previsão de troca até o fim deste ano, nas principais avenidas. O objetivo é trocar todos os 35 mil pontos de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED.

Inúmeros são os benefícios da propriedade física: suas unidades são mais sustentáveis, tem baixa emissão de calor, funciona em baixa voltagem, entre outros. De acordo com o titular da Sosp, Rodnei Rena Rodrigues, cada lâmpada de LED gasta 50% menos energia do que as comuns, além de proporcionar uma economia de manutenção periódica, o que torna a instalação e o dia a dia algo mais simples. “Agora, de início, vamos trocar essas 1,8 mil, mas já temos um projeto para trocar 100% da iluminação pública da cidade. Essas lâmpadas gastam menos energia do que as comuns, além de serem mais eficientes. No entanto, iluminam melhor o ambiente e, consequentemente, dão uma maior segurança aos cidadãos”, explica.

Segundo a Prefeitura, o pregão para compra das lâmpadas novas está marcado para o dia 3 de outubro. Atualmente, os postes com iluminação de LED estão instalados em todo o quadrilátero central, no Parque do Povo e em algumas praças da cidade.

A Lei 9.668/2018, que dá nova redação e inclui dispositivos na Lei Municipal 5.875, de 27 de dezembro de 2002, para custeio da iluminação pública, compreende a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos municipais de uso comum, e a instalação, manutenção e melhoramento da rede de iluminação pública, além de outras atividades a estas correlatas.

VIAS A SEREM CONTEMPLADAS

– Avenida Coronel José Soares Marcondes, entre a Rua Santos Dumont e a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – 260 pontos;

– Avenida Presidente Prudente, entre a SP-270 e o aeroporto – 202 pontos;

– Avenida Brasil, entre a Rua Florindo Coelho e a SP-270 – 200 pontos;

– Avenida Washington Luiz, entre a Avenida Brasil e a rotatória do Prudenshopping – 120 pontos;

– Avenida Manoel Goulart, entre a Avenida Brasil e a SP-270 – 290 pontos;

– Avenida Salim Farah Maluf, entre a rotatória da Avenida Manoel Goulart até a rotatória do Lar dos Meninos – 144 pontos;

– Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre as avenidas Ana Jacinta e Salim Farah Maluf – 100 pontos;

– Avenida Ana Jacinta, entre as avenidas Salim Farah Maluf e João Gomes – 174 pontos;

– Avenida Tancredo Neves, entre as avenidas Brasil e Juscelino Kubitschek de Oliveira – 130 pontos;

– Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua Sérgio Lourenço (Jardim Cambuci) – 180 pontos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também