100 mudas de árvores são plantadas na orla

Uma vez que esta já é fomentadora da reserva florestal que está dentro dos domínios do município, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sob administração da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Cilair (Apoena).

REGIÃO - Oslaine Silva

Data 09/03/2014
Horário 20:10
 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está doando para o projeto Cidade Verde - Epitácio Verde, 100 mudas de árvores nativas que serão replantadas na Orla Fluvial e Centro de Estudos Ambientais e Memorial do Índio Tupi Guarani (CEA-MITG), em um mutirão a ser realizado hoje. Segundo o secretário de ações do projeto, Eduardo David Schebuk, na data ocorrerá um mutirão de limpeza e plantio, em uma ação denominada Mutirão Verde. A secretária municipal de Educação e Desportos, Liana Costa, se reuniu com os diretores das escolas municipais para adesão à atividade.

Jornal O Imparcial Além do plantio, hoje será realizada limpeza em torno da orla

De acordo com o secretário, em um primeiro momento a iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas em manter a orla limpa e arborizada. Mas, revela que o projeto não se limita apenas ao local, e que estão avançando em ruas, avenidas e outras localidades onde a população insiste em descartar materiais que não lhes serve mais. Conforme ele, áreas públicas e estradas afastadas têm se transformado em verdadeiros "lixões", a céu aberto.

Schebuk diz que a partir de negociação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Presidente Prudente, junto à Companhia de Energia de São Paulo (Cesp), estão pleiteando 10 mil mudas de árvores para serem plantadas na cidade inteira. Uma vez que esta já é fomentadora da reserva florestal que está dentro dos domínios do município, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sob administração da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Cilair (Apoena).

 

Cidade Verde

Schebuk explica que o Projeto Cidade Verde é uma ação que objetiva aglutinar cidadãos de uma cidade ou região para conscientização da preservação ambiental. E que para atrair as pessoas é preciso primeiramente saber o que tem para ser feito e agir de acordo com a capacidade de articulação e recursos disponíveis. "Muitos municípios são dependentes dos repasses dos governos estadual ou federal, o que limitam muito as ações nessa questão. Assim, nossas atribuições é dar suporte a cada câmara setorial dentro do projeto. Cada uma possui um coordenador, facilitando os assuntos que, posteriormente, é sintetizado e levado à plenária geral onde se discute a formação da aplicação da ação.

E acrescenta que procuram mostrar à população como tratar os materiais que consome, e que ecologicamente falando, é preciso ir além da coleta seletiva e do manejo dos resíduos sólidos, orgânicos e químicos. "É preciso entrar na residência, no estabelecimento comercial e industrial ou na propriedade rural de uma maneira participativa, e uma das ações mais cativantes é o plantio de árvores, que educa o cidadão mostrando que podemos ter sombra, frutos e qualidade de vida", reforça.

 

Abrangência

O Cidade Verde nasceu em Presidente Epitácio, e observando a região, principalmente em apoio às reservas e parques florestais existentes como: Reserva Incra/CESP - Epitácio (Apoena), Parque Estadual do Rio do Peixe (Reserva Maturi), Parque Estadual do Morro do Diabo, Parque Estadual do Ivinhema, entre outros, se expandiu para ligar estes nichos florestais.  Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Bataguassu aderiram ao projeto.

"Possuímos as terras fragmentadas da agricultura familiar e as cidades estão cada dia mais inchadas. Devemos então ter uma visão urbana de cobertura vegetal. Entra então o plantio, e com o auxílio dos cidadãos especialistas no assunto, cada um destes setores tem sua logomarca própria, mas integrado nas ações", ressalta Schebuk
Publicidade

Veja também