12.634 se inscrevem para prestar Enem em Prudente

Psicóloga dá dicas para candidatos controlarem a ansiedade e não se prejudicarem na 2ª fase do exame, que ocorre domingo

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 07/11/2017
Horário 12:24
José Reis, Adrielli presta Enem pela terceira vez:
José Reis, Adrielli presta Enem pela terceira vez:

No domingo, estudantes de todo país passaram pela primeira fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), dos 1.136.851 inscritos em 209 municípios, 12.634 são de Presidente Prudente. A segunda fase continua neste domingo, dia 12.

Uma das estudantes a participar desta edição do Enem é Adrielli Gomes dos Santos, 19 anos, que está prestando o exame pela terceira vez, com o objetivo de conquistar uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). Conta que, comparada aos anos anteriores, a prova está apresentando um nível de dificuldade maior, devido aos enunciados extensos e o tema da redação (‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’), que a surpreendeu.

Para a segunda fase, Adrielli diz que irá tentar estudar um pouco mais. “Estava mais confiante com a área de humanas, agora estou preocupada com a segunda fase, porque não domino tanto a área de exatas. Estudei e vou estudar mais pra tentar ir melhor, pois ainda tem tempo para revisar a matéria”, relata.

O Inep não informou à reportagem quantos inscritos faltaram na primeira fase do exame em Prudente.

 

“A avaliação é uma coletânea de tudo que foi feito antes e também o que vem depois, pois outras etapas precisarão ser cumpridas ainda. É uma avaliação complexa, não adianta querer resolvê-la de uma hora para a outra”

Ieda Benedetti,

psicóloga

 

2ª etapa

Segundo a psicóloga Ieda Benedetti, o Enem possui uma grande importância na trajetória acadêmica e, por isso, os estudantes passam por uma ansiedade antes de efetuá-la, que pode prejudicar o desempenho na prova. Para evitar isso, a profissional pontua que é necessário dimensionar o exame na medida de tempo e espaço em que realmente se encontra, ou seja, compreender que passar por esta prova é apenas mais uma etapa de todo um processo na educação.

“O mais importante é entender o que significa o Enem e o porquê da ansiedade. A avaliação é uma coletânea de tudo que foi feito antes e também o que vem depois, pois outras etapas precisarão ser cumpridas ainda. É uma avaliação complexa, não adianta querer resolvê-la de uma hora para a outra”, explana a especialista.

Além disso, a psicóloga indica que de 20 minutos a uma hora antes da avaliação, o estudante se aqueça fisicamente e mentalmente, praticando uma caminhada leve, enquanto realiza um exercício de memória e concentração. “Os exercícios físicos estimulam os hormônios e ajudam a diminuir a ansiedade. Também podem repassar o conteúdo visto, as fórmulas, regras e datas mais relevantes”, declara. Na véspera, Ieda indica uma refeição leve e muita hidratação. Para o dia, um check list, para lembrar-se da caneta e dos documentos necessários.

 

Fique atento

O Enem continua no dia 12, quando ocorre a aplicação da segunda fase. Assim, os inscritos precisam ficar atentos aos horários, pois os portões abrem às 12h e fecham uma hora depois. Já a avaliação tem início às 13h30, após os procedimentos de segurança na sala de prova, e termino às 18h, horário oficial de Brasília (DF). Não se esqueça de levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e o documento oficial de identificação original com foto.

Publicidade

Veja também