13 assentamentos têm licença

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/09/2016
Horário 10:27
 

Dos 95 assentamentos estaduais localizados na região, 13 possuem licenciamento ambiental, expôs o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, durante o Seminário Gestão nos Assentamentos Estaduais do Pontal do Paranapanema, realizado na manhã de ontem, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O encontro, que compôs o último dia da Semana da Consciência Verde, promovida pela Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), discutiu a necessidade do licenciamento ambiental e do cumprimento dos termos de compromisso de recuperação ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em assentamentos rurais.

Jornal O Imparcial Márcio, secretário da Justiça

Segundo Márcio, de agora em diante nenhum assentamento pode ser iniciado sem a devida licença ambiental. Ele destaca o Florestan Fernandes, em Presidente Bernardes, com área de 1.116 hectares, que é o primeiro a ter todas as áreas ambientais reflorestadas. "Mais de 111 mil mudas serão plantadas. A previsão é que todo o trabalho seja concluído em cinco anos e sirva de modelo para os demais assentamentos da região", aponta. Além do plantio, os técnicos do Itesp também pretendem atuar no controle de formigas e plantas invasoras, na capina e na preservação da mata ciliar, que mantém a qualidade dos recursos hídricos e reduz o assoreamento de córregos e rios.

Como parte da Semana da Consciência Verde, foram distribuídas 4,6 mil mudas entre 4,6 mil famílias dos 95 assentamentos atendidos pelo Estado. O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, acredita que as ações da campanha são importantes para conscientizar, sobretudo, os jovens acerca da necessidade de voltar o olhar para os assentamentos rurais e a recuperação ambiental. "Podemos dizer que a situação nos assentamentos está muito bem e, gradativamente, todas as áreas serão regeneradas", pontua.

 
Publicidade

Veja também