131,8 mil passageiros passam pelo aeroporto de Prudente

Dados do Daesp revelam aumento de 4.209 pessoas de um ano a outro e Aviesp acredita na reação do setor e estabilidade do dólar

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/08/2018
Horário 04:01
Arquivo - Nos últimos seis meses, aeroporto de Prudente recebeu 131.833 passageiros
Arquivo - Nos últimos seis meses, aeroporto de Prudente recebeu 131.833 passageiros

O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente recebeu 131.833 passageiros nos seis primeiros meses de 2018, o que representa um leve aumento de 3,3%, mas pode significar uma reação significativa do setor, conforme o diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas. As informações são do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que retrata o aumento ao analisar o mesmo período do ano anterior, quando o local registrou 127.624 passageiros.

De um ano a outro, foram 4.209 novos passageiros que passaram pelo saguão do aeroporto local, mas o levantamento apresenta ainda os dados de pousos e decolagens, sejam comerciais ou particulares, quando 2017 registrou 5.533 casos, que passaram para 5.652 nos seis primeiros meses deste ano, aumento de 2,15% no período analisado. O diretor regional da Aviesp esclarece que é possível dizer que há uma retomada da movimentação, já que o ano passado foi marcado por um período “difícil” para o setor, com a instabilidade do dólar, afetando economicamente o ramo. “Esse ano visivelmente já começou melhor e as coisas estão retornando ao seu curso normal. Ainda está abaixo do que já registramos em outras épocas, mas já representa algo muito bom”, esclarece.

Ainda conforme Marcos, o aeroporto de Presidente Prudente tem um perfil misto de viajantes, quando são encontradas pessoas que viajam a trabalho e negócios, que normalmente retornam no mesmo dia ou aos finais de semana, mas também de pessoas que buscam o lazer e diversão. “Temos aos sábados o voo que liga a região ao nordeste e isso é um atrativo e, entre outros fatores, faz com que o aeroporto fique sempre bem colocado nos rankings estaduais”.

Já sobre o aumento no número de pousos e decolagens, Marcos acredita que o fator responsável seria a quantidade de voos particulares na região, visto que a malha aérea local não teria sofrido alterações neste período, permanecendo com os 10 voos diários, contando ida e volta, durante seis dias, e dos oito registrados aos domingos. “Nossa expectativa é boa e acreditamos que o dólar se manterá estável no segundo semestre, o que é favorável ao nosso sensível setor”.

A dona de casa e apaixonada por viagens, Marlene Policate, afirma usar o aeroporto por pelo menos quatro vezes ao ano, sendo que o destino mais procurado é o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. “Normalmente vou para viagens mesmo e uso ele como conexão para demais destinos, como a Itália. Antigamente eu usava menos esse serviço, mas está ficando cada dia mais fácil”, ressalta. Ainda conforme Marlene, este é um meio de transporte mais rápido e que permite melhor comodidade e preços “mais acessíveis” pelo serviço prestado. “Espero que venham novas empresas aéreas futuramente e que tenhamos uma linha mais ampla”, pontua.

Companhias aéreas

A Gol Linhas Aéreas, por meio de nota, afirma que em Presidente Prudente oferece cerca de 60% dos assentos disponíveis para a região, sendo a companhia que “mais embarcou” passageiros no último mês. “Neste mesmo período, também alcançamos a liderança no mercado de aviação doméstica, com participação de 35,93%. Em todo o país, apenas  no segundo trimestre do ano, a empresa registrou o transporte de 7,2 milhões de passageiros, segundo dados da Abear (Associação Brasileira Empresas Aéreas)”.

A reportagem também contatou a Azul Linhas Aéreas para repercutir sobre o cenário de voos encontrado em Prudente, no entanto, não recebeu um retorno até o fechamento desta matéria.

NÚMEROS

131.833

passageiros passaram pelo aeroporto nos últimos seis meses

127.624

passageiros foi o número registrado no mesmo período do ano passado

3,3%

é o aumento do número de passageiros ao analisar os dois períodos

4.209

pessoas a mais estiveram no aeroporto de Prudente em um ano

5.533

pousos e decolagens foram registrados no ano passado em Prudente

5.652

pousos e decolagens foram catalogados neste ano - aumento de 2,15%

Publicidade

Veja também