18 Apaes da região recebem veículo do governo

Ao todo, 269 veículos serão destinados a Apaes e entidades assistenciais de educação especial do Estado

REGIÃO - Elaine Soares

Data 06/09/2013
Horário 10:37
 

Na região, 18 unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que possuem convênio com a Secretaria Estadual da Educação, receberão um veículo. O decreto que autoriza a liberação do benefício será assinado hoje, em São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ao todo, 269 veículos serão destinados a Apaes e entidades assistenciais de educação especial do Estado.

Jornal O Imparcial Apae de Presidente Prudente é uma das 18 unidades da região que serão contempladas pelo Estado com veículo

Os deputados Mauro Bragato (PSDB) e Ed Thomas (PSB) concordam com o fato de que a ação do governo do Estado em beneficiar as Apaes mostra que há um empenho por parte do governador em deixar claro que "São Paulo apoia as associações e outras instituições e quer que elas continuem prestando um serviço de qualidade e suporte aos alunos que precisam de cuidados especiais", disse Bragato, por meio de sua Assessoria de Imprensa.

O parlamentar que frequenta o mesmo partido de Alckmin relata ter sido ele mesmo autor de moções que pedem às autoridades federais que reconsiderem e incluam a palavra "preferencialmente" na redação da Meta 4 do projeto sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional. Desta forma, se evitaria o fechamento das Apaes, temido por muitos. "Se os assistidos pelas Apaes tiverem que frequentar escolas regulares, quem garantirá o atendimento a eles? Temo que os principais afetados serão as classes mais desfavorecidas", coloca.

Presidente de uma frente parlamentar de apoio às Apaes, Ed Thomas diz estar "muito feliz" com a atitude do governo em doar os veículos. Para ele, o ato mostra a sensibilidade da administração estadual diante da situação de insegurança pela qual passam as associações. "Este evento de hoje consolida o respeito do governo pelas entidades", elogia.

Ed Thomas reitera que "há manifestos de todas as bancadas, de todos os partidos" com vistas a pedir que seja revisto o referido trecho do texto do PNE, para que as Apaes, "que são tão importantes", não sejam prejudicadas.

 

Federação


Em nota, a Federação das Apaes do Estado (Feapaes-SP) diz que "valoriza e agradece a atitude do governo que só mostra, mais uma vez, sua preocupação com o movimento apeano". Destaca a participação do presidente da federação, deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), que, em parceria com o governador e o secretário chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, trabalhou para viabilizar a destinação dos veículos que serão "utilizados para o transporte de alunos assistidos pela associação".

Ainda de acordo com a Feapaes, presidentes tesoureiros, profissionais das Apaes e prefeitos estarão presentes na cerimônia para a assinatura do contrato.

 

Secretaria


A reportagem entrou em contato com a pasta estadual de Educação para saber mais detalhes sobre o evento de hoje, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.

 

SAIBA MAIS


BENEFICIADAS


Como informa a assessoria, na região serão beneficiadas as Apaes de Adamantina, Dracena, Lucélia, Osvaldo Cruz, Panorama, Tupi Paulista, Martinópolis e Pirapozinho. As unidades localizadas em Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó e Rosana também estão na lista, bem como as associações de Santo Anastácio, Teodoro Sampaio, Paraguaçu Paulista e Quatá. Em Presidente Prudente, além da Apae, a Associação Filantrópica de Proteção aos cegos também será favorecida com um veículo.

Publicidade

Veja também