2ª dose da vacina não pode ser negligenciada

EDITORIAL -

Data 06/02/2021
Horário 06:06

Desde que a pandemia se instalou, o fio de esperança da maioria da população tem sido a vacinação contra a Covid-19. Quem ainda não teve acesso ao imunizante, não vê a hora de chegar a sua vez: nunca uma agulhada significou tanto! No entanto, é importante frisar que, para ter o esquema vacinal completo, são necessárias duas doses da vacina, ou seja, não basta tomar somente a primeira dose e achar que está imunizado. É de extrema importância se atentar à data correta para tomar a segunda dose, pois é a partir dela, após duas a quatro semanas, que a vacina começa a ter sua eficácia comprovada pelos estudos.

Vale lembrar que a falta da imunização completa aumenta a possibilidade de infecção pelo vírus e, consequentemente, contribui para o prolongamento da pandemia, e o risco de surgirem novas variantes. Portanto, a segunda dose não pode jamais ser negligenciada. Como mostrado por este diário, em Presidente Prudente, 1,1 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, conforme levantamento solicitado por O Imparcial à administração municipal. O número representa 1,65% do total de prudentinos contemplados com a primeira dose, que somam 66.384, de acordo com dados atualizados nesta sexta, às 10h42, pela plataforma Vacivida, mantida pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o Executivo, com o objetivo de regularizar a situação, as unidades de saúde entram em contato com os faltosos para saber os motivos da ausência, que podem ser diversos: contágio pelo vírus, mudança de endereço, falecimento ou porque o cidadão realmente se esqueceu da data de retorno. Para diminuir este número, neste sábado, mesmo com o feriado prolongado, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizou um mutirão de vacinação com foco neste público, em sete unidades de saúde do município.

Para evitar que a segunda dose fique em atraso por esquecimento, é fundamental que os munícipes anotem a data para o retorno em um lugar visível. Em Prudente, as salas de vacinação estão disponíveis em 26 postos de saúde, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30. Cuide do seu bem mais precioso: a sua saúde!

 

 

Publicidade

Veja também