24º Fentepp traz espetáculos de 17 Estados do Brasil

A nova proposta visa levar o evento para 11 espaços alternativos como ruas, praças, bairros periféricos e distritos de Prudente ; Estima-se que 10 mil pessoas compareçam às apresentações

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 31/10/2018
Horário 04:20
José Reis: Cerimônia de lançamento contou com a presença do poder público e de artistas locais, no Centro Cultural Matarazzo
José Reis: Cerimônia de lançamento contou com a presença do poder público e de artistas locais, no Centro Cultural Matarazzo

De um lado o Centro Cultural Matarazzo recebia crianças na Estação da Língua Portuguesa, do outro, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, o som do violino e do violoncelo era harmonioso. A trilha sonora abria espaço para o lançamento oficial do 24º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). O evento gratuito é uma realização da Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) com o apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas Prudente e terá início dia 9 seguindo até 18 de novembro. Na programação é possível destacar 42 atividades entre peças, atividades formativas e oficinas de companhias de teatro de sete Estados brasileiros. Porém, neste ano o festival mostra uma carta na manga: a descentralização cultural, ou seja, levar a cultura para as ruas e para os bairros mais distantes. Estima-se que 10 mil pessoas compareçam às apresentações.

Na presença do poder público e de artistas prudentinos na plateia, a trilha de fundo cessa e José Fabio de Sousa Nougueira, secretário da Secult, inicia sua fala. Segundo ele, o Fentepp é a prova de que a arte resiste em uma sociedade que pouco a valoriza. “Nesse ano obtivemos recorde de inscrições, foram 450 projetos de companhias de 17 Estados, é um marco e mostra o quanto o nosso festival já é importante no meio”, explica. Ao todo, conforme o mesmo, serão 200 artistas de todo o país concentrados em Prudente durante a semana do evento.

Números que, em outras palavras, significam que a cidade vem se tornando referência no segmento, ao menos é o que acredita o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB). De acordo com o mesmo, investir na cultura, em especial no teatro, é uma forma de ajudar na formação de cidadão melhores. No ponto de vista do prefeito, ter acesso a esse tipo de cultura incentiva o senso crítico e amplia as visões do mundo. “A ciência é a inteligência do mundo, a arte é o coração, não podemos separar as duas coisas, uma tem tanto valor quanto a outra, é preciso cultivar”, explana.

 

Novo formato

Coordenador do Fentepp pela 14ª edição, Denilson Biguette explica que desta vez a proposta é disseminar a cultura no maior número de espaços possíveis. Por isso, farão uso de 11 locais alternativos entre praças e ruas em bairros periféricos e distritos. “É nossa obrigação, a cultura é um direito de todos, e o teatro é uma arte popular, nada mais justo que retorne para sua origem, as ruas”, pontua. Com isso, a expectativa é conseguir dialogar com cada uma das pessoas que passarem pelos locais para prestigiar um espetáculo. “É uma arte muito singular cada um tem sua própria experiência, nosso desejo é dar base para que essa vivência aconteça”, relata.

Sobre a programação, Denilson frisa que os selecionados foram escolhidos com base nos seguintes quesitos: expressão artística, qualidade do material e intenção do projeto. Em razão disso, os que estão participando são “os melhores dos melhores” e a população pode esperar algo que atenda todos os públicos. “Temos drama, comédia tragédia, atrações para adultos, jovens e crianças”, ressalta. Além disso, destaca a presença de artistas consagrados e midiáticos que trazem para Prudente um conteúdo atual e relevante para reflexões.

Além disso, como noticiado por este diário, o Fentepp contará com uma programação paralela que irá englobar atrações de dança, shows musicais de MPB (Música Popular Brasileira) e saraus. A proposta é levantar reflexões em aspectos sociais, culturais e políticos além de promover a integração cultural e fortalecer movimentos de rua já existentes. Entre estes, o hip hop, recital de poesias, batalha de MCs e pocket shows.

Entre os espaços que servirão de palco para essas atrações, pode-se destacar a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, Prudenshopping, Parque Shopping, Praça Dóbio Zaina e Pista de Skate do Parque do Povo. Além de claro, os espaços tradicionais do Matarazzo.

 

Olho

É uma arte muito singular, cada um tem sua própria experiência, nosso desejo é dar base para que essa vivência aconteça,

Denílson Biguette

coordenador do 24º Fentepp

 

Serviço

A programação completa da 24ª edição do Fentepp pode ser acessada no site: http://fentepp.com.br/

 

Publicidade

Veja também