6 cidades estão entre 100 melhores em "bem-estar”

Municípios da região de Presidente Prudente se destacam em avaliação sobre mobilidade, habitação, serviços coletivos e outros

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 30/09/2016
Horário 09:18
 

Seis municípios do oeste paulista figuram no ranking das 100 cidades com melhor Ibeu-Municipal (Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros). No levantamento, o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Observatório das Metrópoles avaliou 5.565 cidades brasileiras em cinco dimensões: mobilidade urbana, condições ambientais urbanas, condições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana. Entre os municípios considerados entre os melhores do país, Osvaldo Cruz aparece na 21ª colocação na lista, seguido de Dracena (27ª), Presidente Prudente (49ª), Nantes (51ª), Junqueirópolis (65ª) e Alfredo Marcondes (87ª).

Jornal O Imparcial Osvaldo Cruz aparece na 21ª colocação na lista no INCT Observatório das Metrópoles

"O Ibeu-Municipal procura avaliar a dimensão urbana do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros, promovido pelo mercado, via consumo mercantil, e pelos serviços sociais prestados pelo Estado. Tal dimensão está relacionada com as condições coletivas de vida promovidas pelo ambiente construído da cidade, nas escalas da habitação e da sua vizinhança próxima, e pelos equipamentos e serviços urbanos", expõe o INCT.

No estudo, cada uma das dimensões avaliadas é composta por número diferente de variáveis, mas todas elas contribuem com o mesmo peso para a definição do índice. "Como o critério para construção do Ibeu-Municipal foi o mesmo que o utilizado para as regiões metropolitanas, utilizando-se as mesmas variáveis e os mesmos procedimentos metodológicos, o valor correspondente do Ibeu de cada município é relativo aos valores existentes do conjunto dos municípios brasileiros, que varia de zero a 1", frisa o instituto. "Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições urbanas, e quanto mais próximo de zero, piores são as situações", complementa.

O órgão esclarece que, de acordo com os resultados apresentados, foi definido de modo arbitrário que os níveis do Ibeu-Municipal seriam interpretados da seguinte maneira: de zero a 0,500 corresponde às condições "muito ruins"; de 0,501 a 0,700, às condições "ruins"; de 0,701 a 0,800, às condições "médias"; de 0,801 a 0,900, às condições "boas"; de 0,901 a 1 às "muito boas".

 

Dados do Censo


Conforme o INCT, todas as variáveis do levantamento foram utilizadas a partir do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. "Apesar da distância de seis anos entre a obtenção dos dados e a divulgação dos resultados, o Ibeu-Municipal ainda pode refletir as condições urbanas da maior parte dos municípios brasileiros, como são demonstrados por meio da atualização de alguns dos indicadores utilizados", frisa. Estas informações estão disponíveis para outras escalas de análise existentes na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), base de dados que também é construída pelo IBGE, destaca o autor da pesquisa.

 

Ranking dos 100 melhores municípios do Ibeu

















































Colocação



Município



Ibeu



Nível



21º



Osvaldo Cruz



0,925



Muito bom



27º



Dracena



0,924



Muito bom



49º



Presidente Prudente



0,918



Muito bom



51º



Nantes



0,918



Muito bom



65º



Junqueirópolis



0,916



Muito bom



87º



Alfredo Marcondes



0,914



Muito bom


Fonte: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Observatório das Metrópoles

 
Publicidade

Veja também