70 municípios disputam 58º Jogos Regionais

Delegações desembarcam hoje, em Osvaldo Cruz, cidade-sede deste ano; solenidade de abertura será sexta no João Torro Ovídio

Esportes - Jean Ramalho

Data 18/06/2014
Horário 09:05
 

Uma das sedes da primeira fase da 45ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada em janeiro, Osvaldo Cruz abre novamente suas portas para receber uma competição esportiva. Desta vez, a cidade da Nova Alta Paulista será anfitriã da 58ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Com a participação de cerca de sete mil atletas, de 70 cidades distintas, o evento será realizado entre hoje e 28 deste mês. A programação desta quarta-feira prevê a chegada das delegações e a montagem dos alojamentos, assim como a retirada das credenciais, a partir das 8h. As disputas, porém, começam apenas amanhã, às 8h. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 18h, no ginásio de esportes João Torro Ovídio.

Organizada pela Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), com o apoio da Prefeitura de Osvaldo Cruz e do COL (Comitê Organizador Local), a competição terá a presença de 70 delegações. Sendo dez na Primeira, e 60 pela Segunda Divisão. As cidades envolvidas integram as Drel (Delegacias Regionais de Esporte e Lazer) de Presidente Prudente e de Marília.

Os confrontos serão disputados em 22 modalidades distintas. São elas: atletismo (convencional e PcD – pessoa com deficiência); basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística e rítmica; handebol, judô, caratê, malha, natação (convencional e PcD); taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os duelos serão divididos em 23 praças esportivas, espalhadas por Inúbia Paulista, Parapuã, Sagres e Lucélia, além da cidade-sede e da Academia de Ginástica Olímpica Washington, em Bauru.

Com a chegada das 70 delegações prevista para hoje, os primeiros congressos técnicos devem ser realizados às 18h, envolvendo o atletismo da Primeira e Segunda Divisão, e às 19h, que reúne os dirigentes do taekwondo. A largada para as disputas será dada a partir das 8h, de amanhã. Os primeiros duelos englobarão nove modalidades, distribuídas por nove locais de competições.

 

Investimento pesado

Para sediar os Jogos, a prefeitura da cidade-sede firmou um convênio no valor de R$ 400 mil com o governo do estadual, por meio da Selj. Como contrapartida, o Executivo disponibilizou um montante de R$ 80 mil, que está sendo empregado, na compra de materiais esportivos, reforma e reestruturação de algumas praças, alimentação do pessoal do Comitê Dirigente e do COL, entre outros investimentos, conforme o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Osvaldo Cruz, Odair Cavalcante.

"Nossa intenção era promover os Jogos em 2015. Mas, por causa da desistência de outras cidades, tivemos que assumir a responsabilidade. Então, a partir do momento que você se coloca à disposição para sediar um evento deste porte, temos que fazer com carinho e dedicação", pontua o secretário.

 

Atual campeã


Campeã da Primeira Divisão na edição anterior, disputada em Dracena, a delegação prudentina deve ser uma das maiores do evento. Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), cerca de 400 pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e pessoal de apoio, devem se envolver com os Jogos. De acordo com a chefe da pasta, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, o único pedido feito aos atletas foi por "garra e dedicação".

Contudo, ainda assim, Tute acredita em um bom desempenho da cidade e torce para que o resultado da temporada passada se repita em 2014. "A gente não mede esforços na preparação e no apoio dos atletas. Então, pedimos garra e dedicação aos atletas para que representem nosso município. A expectativa como sempre é ir bem e terminar entre os primeiros colocados", afirma. Em 2013, Prudente conquistou o título com 311 pontos, enquanto Marília ficou em segundo com 265, e Dracena terminou na terceira posição, ao somar 220,5 pontos.

 

 

SAIBA MAIS

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Mesmo as disputas tendo início amanhã, em pleno feriado de Corpus Christi, a solenidade de abertura será realizada apenas na noite desta sexta-feira, a partir das 18h, no ginásio de esportes João Torro Ovídio. A cerimônia contará com a presença de todas as delegações e envolverá apresentações artísticas com alunos da rede municipal de ensino. Haverá também o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica, porém, até ontem à tarde, a organização ainda não havia definido quem executaria o protocolo. O ponto alto da festa será o show com a dupla sertaneja Gian e Giovani, a partir das 20h, na avenida Brasil, em frente à praça Lucas Nogueira Garcez.

 
Publicidade

Veja também