A busca pelo absoluto

A eletroconvulsoterapia foi e ainda é muito utilizada para tratamento da depressão, da psicose maníaca e depressiva (PMD), onde agora intitulamos transtorno bipolar, e muitos outros. Desconheço a profundidade terapêutica e sua eficácia para poder discorrer sobre esse assunto. Prefiro falar somente sobre conceitos pelo qual domino parcialmente e com profundidade. Todos sabem que dominar sabiamente, qualquer assunto, realmente é impossível. Epistemologicamente falando, conheço sobre a loucura e a política antimanicomial.  
Sobre o ponto de vista ontológico, conheço também sobre a dor da alma e angústia que assolam o ser humano. Quando se trata da dor na alma, há realmente a procura por métodos rápidos e imediatos para sua remissão. Fórmula mágica, cuja finalidade estanca de forma ilusória a dor e a emoção. Winnicott, grande psicanalista, diz em um de seus textos, que a depressão é saudável. Toda depressão tem seu lado vivo, restaurador e transformador. É preciso, às vezes, mergulhar no caos para poder sentir a emoção. 
Muitas vezes nos iludimos como se fossemos heróis, como capitão América, Thor com seu martelo, Super-homem, a fim de evitar mergulhar no lado humano. Ser humano provoca e leva a pensar que somos impotentes, limitados e mortais. A contemporaneidade certamente apresenta uma realidade onde a idealização torna-se constante. Sempre chegamos ao tédio após uma conquista. Sempre o que é do outro é o ideal. Basta vê-lo se deliciando ao bel prazer. A busca frenética pelo que não se tem faz de todos nós insaciáveis máquinas. 
Precisamos realizar nossos desejos, e em nenhum momento questionamos de quem é o desejo. Somos plágios. Impermeáveis pelas emoções, e um desconhecimento de nós mesmos, corremos freneticamente em busca do desconhecido do desconhecido do outro. E daí, aproximamos da dor, que também desconhecemos. O que será que tenho? Uma busca intensa aos consultórios. Hipocondria, depressão, ansiedade, gastrite, colite, amigdalite, otite, enfim, angústia. Isso quando o profissional tem visão binocular. Isto é, escuta além do ouvido ou visão além dos olhos. Então, existe uma frase célebre, “se não for pelo amor é pela dor”. Eu diria que, “se não for pela emoção e intimidade é pela dor”. A depressão muitas vezes é o caminho que recupera o lado humano. É um despertar do insuportável adormecido pelo principio de realidade.
 

Publicidade

Veja também