A crise não é financeira!

OPINIÃO - Luiz Paulo Jorge Gomes

Data 27/01/2018
Horário 12:57

Muito se tem divulgado em noticiários praticamente diários, acerca da crise financeira vivenciada pelo nosso país nos últimos anos. Entretanto, embora concorde que realmente haja uma retração na economia nacional, penso que diferente daquilo que está sendo divulgado, a premissa dessa crise não tem como fundamento a escassez de dinheiro, mas sim a ausência de um conjunto de valores cada vez mais distantes da nossa realidade.

Primeiramente, insta ressaltar que efetivamente não há um efetivo esforço de contenção de despesas e de um escrutínio mais rigoroso da qualidade do gasto público ao longo do período recente. Infelizmente, a história nos tem demonstrado uma completa inversão nos valores adotados pelos nossos representantes políticos.

Enquanto grande parte deste planeta já se atentou que não há forma de se implementar desenvolvimento econômico sem um completo rigor nos gastos públicos, o Brasil ainda teima em esbanjar seus índices de arrecadação, fazendo com que sua política tributária esteja sempre voltada para arcar com a grandiosa e arcaica estrutura estatal, enquanto os países desenvolvidos dão exemplos cristalinos que o caminho a ser trilhado está justamente em sentido contrário daquele que percorremos, ou seja, não é a arrecadação que tem que seguir os gastos públicos, mas sim os nossos gastos estarem de acordo com as nossas receitas.

Não obstante o ressaltado acima, contribui ainda para esse resultado, o excesso de burocracia. Ora, somente com um sistema desburocratizado, simples, aliado a uma tributação eficiente sob o ponto de vista econômico, é que conseguiremos formalizar nossa economia, garantindo assim, a elevação da arrecadação tributária sem penalizar os poucos que ainda pagam os seus tributos, e ainda, contribuindo sobremaneira para que se eleve o nível do desempenho social, gerando desenvolvimento em todos os cenários. É impossível a sobrevivência da classe empresarial diante de tamanha carga tributária, índice de desenvolvimento econômico tão ínfimo e ainda, ter que concorrer com empresas em completa clandestinidade.

Não bastasse tudo isso, há ainda outro grande mal manifestado pela completa falta de confiança e perspectiva que domina o povo brasileiro. Na medida em que se presencia tanta corrupção, tamanha falta de conduta, completo desprezo pelos valores morais e legais, grande parte da população tende a pensar, de maneira equivocada, que todos os políticos são iguais e que a única maneira de governar o país é por meio da corrupção ou jogo de interesses particulares.

Com certeza não é através deste errôneo pensamento que conseguiremos mudar a realidade de todos nós. Não é pelo motivo de um sonho frustrado que não poderemos sonhar novamente. Não é pelo fato de que um representante político jogou no lixo, toda uma história de luta, que todos os representantes políticos adotarão a mesma postura. Não é pelo fato de que o poder para alguns está acima de tudo e de todos, que todos venderão a sua própria vida e a honra de seus pares em troca de um poder que teima em comprometer a realidade de toda uma nação.

Entretanto, mesmo diante de um cenário com tamanhas dificuldades, bastou, por exemplo, a confirmação da condenação do ex-presidente Lula (PT) pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que imediatamente a bolsa de valores subiu três pontos percentuais e o dólar teve significativa redução. Ou seja, bastou o sistema dar exemplo de seriedade, de eficiência, que imediatamente a economia reage na mesma proporção, positivamente.

Assim, embora haja uma clarividente crise no cenário econômico brasileiro, já em seu final (assim espero), temos que esta muito distante de refletir escassez de dinheiro, está diretamente relacionada a completa ausência de tudo que se clama em uma sociedade que prima pela satisfação do seu povo: seriedade e contenção dos gastos públicos; desburocratização do sistema; eficiência tributária; formalidade econômica; comprometimento; ética; licitude; respeito às leis; lealdade; etc. Paguemos o preço de nosso futuro, paguemos o preço de dias melhores, só assim viveremos a plenitude de nossos momentos, só assim teremos a certeza que fizemos o que de melhor poderíamos fazer.

Publicidade

Veja também