Ação da VEM atende deficientes visuais

“Eles quiseram saber de todos os detalhes, como a possibilidade da transmissão ocorrer pelo contato, entre outros questionamentos", enfatiza.

PRUDENTE - Eriberto Margarizo Purga

Data 06/12/2012
Horário 15:12
Palestra e exames feitos com o objetivo de detectar possíveis casos constituíram ação de combate à hanseníase promovida ontem de manhã pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente, na escola para deficientes visuais Professor Faradei Boscoli, mantida pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos. A iniciativa tem o objetivo de atingir públicos que comumente não têm acesso a esse tipo de orientação e marcou o encerramento das atividades em alusão à Campanha Estadual de Hanseníase, iniciada dia 15 deste mês e que em âmbito estadual finaliza hoje.

De acordo com a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, o público-alvo da ação de ontem tende a ser multiplicador desses conhecimentos oferecidos, instruindo a família e repassando as orientações transmitidas pelo médico dermatologista do Palácio da Saúde, José Carlos Nelli. Acerca do número de casos da doença em Prudente, que no ano passado contabilizou 17 e este ano está em 18, explica que o trabalho intensivo de busca ativa também contribui para esse crescimento. "Se a busca é mais intensa e atinge públicos antes não trabalhados, a tendência é que os casos apareçam e sejam registrados. Contudo, a campanha melhora a cada ano e o resultado foi positivo", pontua.



 
Publicidade

Veja também