Ação foca na saúde do homem

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 28/04/2017
Horário 08:51
 

O público masculino de Presidente Prudente recebeu um atendimento especial no fim da tarde e noite de ontem. Em alusão ao Dia da Saúde do Homem, promovido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), todos os jovens, rapazes e senhores que compareceram até às 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 20 ESFs (Estratégias Saúde da Família) espalhadas pelos bairros prudentinos, puderam receber assistência médica prioritária, das 17h às 22. Na ocasião, foram oferecidos testes rápidos para detectar HIV, hepatites B e C, consultas com dentistas, aferição de pressão arterial e ainda levantamento dos dados antropométricos (peso e altura), orientação nutricional, além de orientações com fisioterapeuta e com educador físico em algumas unidades. Durante o aguardo da consulta, na sala de espera, os pacientes receberam uma palestra sobre impotência sexual e prevenção ao câncer de próstata.

Jornal O Imparcial
Atendimento especial aos homens ocorreu das 17h às 22h

Para garantir o atendimento, quem chegou antes mesmo do início da intervenção foi o aposentado Francisco Garcia Ribeiro, 66 anos. Residindo em Prudente há dois anos, ele foi até o Cohabão, com o objetivo de verificar a pressão e deixar a saúde em dia. "Eu já tenho o costume de me cuidar. Então, essa possibilidade de ter uma assistência prioritária é bacana porque, às vezes, a gente quer fazer uma manutenção da saúde, mas falta oportunidade, por conta da demora em atendimento", afirma. Ainda de acordo com ele, que alega sempre frequentar o médico para prevenir e acompanhar os problemas de saúde, as pessoas com mais idade têm uma preocupação maior. "Quanto mais novo, menos cuidados. A gente vê que os jovens não vão muito atrás. Mas deveriam, pois é necessário", alerta.

Prova de que os mais experientes são mais preocupados, é o caso do aposentado Américo Garcia Leal, 69 anos. Portador de hipertireoidismo, ele diz que a ação é "fantástica", uma vez que facilita o atendimento. "Esse mutirão nos ajuda muito, principalmente por conta do horário, que abre oportunidade às pessoas que trabalham durante o dia vir até as unidades e cuidar da sua saúde", comenta.

 
Publicidade

Veja também