Ação promove saúde e bem-estar

Evento voltado ao público feminino ofereceu momentos relaxantes e exames preventivos gratuitos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 08/03/2020
Horário 05:05
Roberto Kawasaki: Estudantes, professores e representantes passaram orientações
Roberto Kawasaki: Estudantes, professores e representantes passaram orientações

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher – celebrado hoje, a Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizaram ontem uma ação voltada ao público feminino. No vaivém de pedestres na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, as mulheres tiraram um tempinho para fazerem exames preventivos de câncer ginecológico e colo de útero e, claro, usufruírem de outros serviços oferecidos gratuitamente.

Dentre eles a aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (diabetes), massagem relaxante e avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal). Os atendimentos foram prestados por estudantes orientados e acompanhados por professores dos cursos de Medicina, Estética e Cosmética e Nutrição. A iniciativa do evento foi da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, vinculada à Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente).

“Essa parceria promove a universidade sair de seus muros e ir prestar atendimento à população”, afirma Nilva Galli, coordenadora da Famepp. “Além de a população ficar extremamente feliz por isso, é sempre um aprendizado para os nossos estudantes que estão passando as orientações de saúde”, lembra. Instruções estas que devem ser levadas para o público feminino que, segundo o presidente da Sogesp, Giuliano Tosello, é o que mais procura os serviços médicos.

“A ideia é conscientizar a população sobre medidas preventivas, simples e fáceis que dependem basicamente de educação. Com isso, a gente pode mudar o cenário de doenças graves existentes na população feminina”, salienta o presidente.

PARTICIPANTES APROVARAM

A dona de casa, Jaine Batista Vieira, 24 anos, aproveitou que estava no centro com a família e resolveu participar da ação. “Estava passeando e vi o movimento. Resolvi parar e achei interessante”, afirma. As irmãs Irene Ramos, 70 anos, e Maria Aparecida de Souza Goioski, 60 anos, são moradoras do Estado do Paraná e estão em Prudente a passeio.

Elas aproveitaram a oportunidade para conhecerem a ação, e passaram por todos os serviços oferecidos. “Fiz a limpeza de pele que limpou não apenas o rosto, mas a alma”, afirma Maria. A irmã, Irene, também concorda que melhora a autoestima, e diz que ficou “bastante feliz” ao receber as orientações.


 

 

Publicidade

Veja também