Adamantina recua e vai abrir cemitério no Dia de Finados

Prefeitura segue posicionamento do Estado, que liberou acesso na data; comitê municipal, no entanto, emitiu nota na semana passada em que não recomendava abertura

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/10/2020
Horário 13:33
Arquivo - Cemitério municipal estará aberto no dia 2, das 7h às 17h
Arquivo - Cemitério municipal estará aberto no dia 2, das 7h às 17h

Após anunciar que o Cemitério Municipal estaria fechado no Dia de Finados, a Prefeitura de Adamantina voltou atrás e informou que o local receberá visitação no sábado, dia 31; domingo, dia 1º; e segunda, dia 2, das 7h às 17h.

A municipalidade atribui a mudança ao posicionamento do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo, que autorizou o acesso aos cemitérios no Estado na ocasião.

No entanto, a Prefeitura pede a todos os visitantes que usem máscaras de proteção facial, evitem aglomerações e mantenham 1,5 m de distanciamento das pessoas. "Além disso, estarão no local funcionários municipais para aferição da temperatura corporal, disponibilizando álcool em gel e orientando os visitantes", completa.

Conflito nos posicionamentos

Em 20 de outubro, a administração municipal divulgou um comunicado do Comitê Municipal de Contingenciamento do Covid-19, que não recomendava a abertura do cemitério no Dia de Finados. Na nota, o comitê informava que analisou detalhadamente os potenciais riscos de contaminação por ocasião do Dia de Finados, em razão do alto índice de aglomeração e necessidade de estrutura adequada no cemitério local para garantir o distanciamento social com segurança.

"Trata-se de feriado religioso de grande relevância e o comitê não está insensível a esse fato, porém, neste momento é absolutamente fundamental proteger a população adamantinense, em especial a população mais idosa, portanto, mais suscetível ao agravamento da doença em caso de contágio", afirmava.

O comitê acrescentava que é muito elevado o risco de contágio por aglomeração em bebedouros, banheiros públicos, barracas de ambulantes e as longuíssimas filas que poderiam ser geradas no caso de se estabelecer a entrada controlada. "Não convém ao poder público promover medidas que gerem aglomeração e coloquem em risco a população", argumentou. "Neste sentido, considerando a obrigação do poder público de garantir a segurança em saúde, prevenindo potenciais riscos à população, o comitê, a exemplo de outros municípios da região, decidiu pelo fechamento do cemitério no Dia de Finados", completou.

O comunicado ainda destacava que a situação epidemiológica no município está sob controle, mas não há meios de identificar todos os infectados. "Há também pessoas que são assintomáticas e continuam transmitindo o vírus. O fechamento do cemitério no Dia de Finados é uma cautela necessária para coibir e prevenir o aumento de casos, protegendo as famílias adamantinenses", reiterou. "O comitê esclarece ainda que continua atento às demandas da população e procura exercer com muita responsabilidade e ponderação a função que lhe foi atribuída em benefício do bem maior – a saúde dos munícipes", pontuou.

Publicidade

Veja também