Adoção de animais é um ato transformador

EDITORIAL -

Data 17/01/2021
Horário 05:02

Em Presidente Prudente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é o local responsável por abrigar os animais que são resgatados das ruas e, consequentemente, retirados da situação de abandono. Após receberem o atendimento do profissional veterinário, ficam disponíveis para adoção, à espera de um lar onde possam viver com segurança e longe do perigo das ruas, que configuram um ambiente arriscado para eles, considerando que estão sujeitos a maus-tratos e outras ações de violência, inclusive envenenamentos, à escassez de alimentos e a contrair doenças prejudiciais para a espécie, bem como para a saúde humana, como é o caso da leishmaniose visceral.

Neste período de pandemia, em que as pessoas estão ficando mais tempo em casa em decorrência do isolamento social, a adoção de um animal se mostra uma medida que beneficia todas as partes. Além de dar a ele a oportunidade de viver e se desenvolver em um ambiente saudável e feliz, a chegada de um pet transforma a vida dentro de casa e a rotina de seus moradores, tendo em vista que traz alegria para o ambiente, proporciona bons momentos ao lado dos donos e se transforma em um perfeito companheiro para cada membro da família. Chegar em casa depois de um dia de trabalho sempre será compensatório ao ser recebido por um gato querendo se esfregar nas suas pernas ou um cachorro fazendo uma verdadeira festa pelo simples fato de vê-lo.

Nesse momento de estresse e tensão causados pelos efeitos da pandemia, a presença de um animal pode trazer conforto para o lar e aliviar a pressão dos dias. Entretanto, é muito importante que, ao tomar a decisão de adotar um, o interessado tenha a certeza de que será capaz de garantir a ele todos os cuidados necessários para o seu bem-estar, pois os bichinhos precisam de atenção – e tê-los requer gastos.

Contudo, se cuidar de um animal estiver dentro das disponibilidades do indivíduo, a adoção será um ato transformador em muitos sentidos: não só pelos motivos elencados anteriormente, como também para minimizar o comércio de animais, situação que transformou gatos e cachorros de raça em mercadorias e fontes de lucro. Há muitos bichinhos em busca de um lar sem requerer um tostão em troca e, depois de resgatados, se mostrarão companhias valiosas e inestimáveis!

Publicidade

Veja também