Agentes interceptam entrada de drogas em penitenciária

Em um dos fatos, encomendas enviadas por familiares de presos escondiam porções de maconha no interior de produtos

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 28/12/2018
Horário 15:24
AI da SAP - Agentes constataram porções de maconha debaixo da palmilha de tênis
AI da SAP - Agentes constataram porções de maconha debaixo da palmilha de tênis

Ontem, os agentes de segurança que atuam na Penitenciária de Osvaldo Cruz impediram a entrada de entorpecentes no interior da unidade prisional. Em uma mesma manhã, foram três ocorrências registradas, sendo que duas delas ocorreram mediante entrega de encomendas via Sedex, e outra ocorreu pessoalmente, quando um homem tentou entregar ilícito a um reeducando que trabalhava fora da penitenciária.

De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), duas encomendas foram barradas antes de serem entregues aos presos. Em uma delas, remetida pela mãe de um sentenciado, continha uma porção de maconha misturada a fumo de corda. Já em outra caixa, onde havia um par de tênis enviado pela irmã de outro rapaz, sendo que os agentes constataram porções de maconha debaixo da palmilha do calçado.

Diante dos flagrantes, os entorpecentes foram recolhidos para posterior apuração. Como as encomendas estavam com os nomes das remetentes, elas foram identificadas e automaticamente suspensas do rol de visitas.

Atitude suspeita

Na manhã do mesmo dia, um fato semelhante foi registrado no momento em que um caminhão de coleta de recicláveis estacionou no interior da penitenciária. Segundo informações da pasta, um funcionário notou que um dos ajudantes, que prestava serviços para a Prefeitura de Osvaldo Cruz, sinalizou para um preso que trabalhava na área externa e lhe atirou algo.

Durante a ação, o sentenciado tentou esconder o objeto, mas foi surpreendido. Com ele foi encontrada uma porção de erva semelhante à maconha.  Logo depois, com apoio da Polícia Militar, o caminhão e o indivíduo que fez o arremesso foram interceptados.

O acusado de fornecer a droga havia cumprido pena no presídio e liberado no dia 28 de agosto deste ano. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Já o reeducando que recebeu o material e aguardava remoção para a unidade de regime semiaberto, foi recolhido ao isolamento disciplinar preventivo, onde aguarda a apuração dos fatos.

Publicidade

Veja também